Mutirão de testagem rápida de Aids realizou mais de 260 exames nesta terça-feira
Diagnóstico precoce foi o principal foco da ação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde, no Largo da Carioca. No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 16 municípios ofereceram mais de 1.400 exames à população
Em ação no Largo da Carioca nesta terça-feira (2.11), o mutirão de testagem rápida de Aids, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou mais de 260 exames. O teste foi disponibilizado gratuitamente e o resultado entregue na hora. O objetivo da ação é estimular o diagnóstico e tratamento precoce da doença. Quem esteve no Largo da Carioca recebeu também material informativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e preservativos.
– Estimular o diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da Secretaria de Estado de Saúde na luta conta a Aids. E fundamental para que as pessoas comecem a se tratar cedo e impedir a contaminação em outras pessoas. Por isso é valido dizer que o teste rápido encontra-se no mesmo patamar que o uso da camisinha quando falamos em prevenção – explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Alívio com o resultado – O aposentado Pedro Nobre, de 50 anos, fez o último teste de Aids há 3 anos. Quando soube do mutirão, fez questão de ir ao Largo da Carioca para fazer o exame.
– Recebi o resultado rapidamente e saio aliviado daqui. Muitas pessoas não têm coragem de fazer por medo de descobrir que têm a doença, mas é melhor descobrir cedo e se tratar do que ter outras complicações – afirma.
Mais de 1400 testes em 16 municípios – Nesta segunda-feira, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 16 municípios realizaram testes rápidos no estado, em eventos que tiveram a apoio da Secretaria de Estado de Saúde. Foram realizados mais de 1400 testes. Durante o mês de dezembro, 45 municípios também vão oferecer à população testagem rápida, além de palestras sobre a doença e distribuição de materiais informativos e preservativos.
Clique aqui e confira a programação completa das ações nos municípios participantes no site da SES
Campanha no LACEN/RJ – O Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN) também promoverá uma ação, na quinta-feira (04.12), com a distribuição de folders sobre o tema e preservativos, no Centro. No local (Rua do Resende 118), haverá ainda uma palestra sobre HIV aberta à população do entorno, às 10h.
População infectada desconhece diagnóstico – Segundo estimativa do Ministério da Saúde, das pessoas que possuem HIV, que representa 0,6% da população, 40% convivem com a doença hoje, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que ela sinta nenhum sintoma.
Como funciona a testagem – O resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. Além de realizar o exame, as pessoas tem oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre DST/AIDS, e também, refletir sobre as medidas de prevenção de acordo com seu estilo de vida. Em caso de um resultado positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. Todo o procedimento é realizado por profissionais de saúde sob coordenação da Gerência de DST / Aids, Sangue e Hemoderivados da SES.
Números no estado – Entre 1982 e 2012, foram notificados 76.045 casos de Aids no estado. No ano de 2012, foram diagnosticados 2.440 casos, sendo este número equivalente a uma taxa de 15,0 por 100 mil habitantes, abaixo dos valores encontrados em anos anteriores. Em 2013, no que tange às regiões de residência, as maiores taxas foram encontradas na região Metropolitana I (17,3), Norte (17,1) e Baixada Litorânea (13,4). Cabe ressaltar que as taxas da região Metropolitana I e Norte superaram a taxa do Estado, em 2012.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br