Blog

Pacientes do Hospital Estadual da Criança recebem presentes de Natal

Ator Luigi Barricelli dedica o domingo para distribuir brinquedos coletados pela Secretaria de Saúde para 50 crianças e adolescentes internados na unidade

unnamedO Natal chegou mais cedo para 50 pacientes mirins do Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire. Na manhã deste domingo (07/12), a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu brinquedos às crianças internadas nos setores de Oncologia, Ortopedia e Cirurgia Geral da unidade. Os presentes, doados pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram entregues aos pequenos pelo ator Luigi Barricelli, convidado especial da ação.

– É uma alegria participar dessa iniciativa que traz alegria às crianças e aos seus familiares, nesse período próximo ao Natal. Fiquei muito emocionado com a recepção das crianças, que ao receberem os presentes, retribuíram com um grande sorriso no rosto. São esses pequenos gestos que fazem a diferença no dia a dia e trazem felicidade para a nossa vida – disse o ator, que visitou todos os quartos dos pacientes e fez questão de tirar fotos com as crianças e seus pais.

Com 5 anos de idade, o pequeno Matheus dos Santos Cardoso, não escondeu a alegria de ganhar um avião de brinquedo das mãos do ator. – Adoro aviões e vou brincar muito com esse. Também achei muito legal poder conhecer um ator de novelas – disse Matheus, que está internado na unidade após realizar uma cirurgia de hernia umbilical.

A mãe do menino, Daniele Faustino dos Santos, de 31 anos se emocionou com a entrega de presentes e com a visita do convidado ilustre: “Representa muito para nós essa demonstração de carinho por parte do hospital e também por parte do ator, que cedeu seu tempo em um domingo para visitar a gente. Meu filho ficou muito contente com o presente, e isso tem um valor inestimável”, afirmou a vigilante, que mora em Madureira, na Zona Norte do Rio.

Para o ajudante naval, Alex Martins, de 34 anos, que acompanha sua filha Júlia, de 2 anos, em um tratamento contra leucemia, a iniciativa é importante porque ajuda a descontrair o ambiente hospitalar.

“As crianças ficam muito tempo dentro do hospital e esse tipo de evento ajuda a alegrar o ambiente, deixando os pacientes felizes. A Júlia não esperava ganhar um presente e ficou muito sorridente”, disse Alex, cuja filha está internada na unidade há dois meses. A menina, vestida com uma roupa rosa e usando uma chupeta da mesma cor, fez questão de interagir com Barricelli durante a visita e decretou para o ator: “Eu não sou uma estrela, eu sou uma princesa”, disse.

O pequeno João Miguel Ribeiro, de apenas 1 ano, também foi visitado por Barricelli e ganhou um trenzinho de brinquedo. A mãe do menino, Cátia de Freitas Ribeiro de 32 anos, considerou a ação uma antecipação do Natal e elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “É uma verdadeira surpresa de Natal para as crianças e para os pais também. Alegrou o dia de todo mundo”, afirmou a dona de casa, que veio de Piraí para acompanhar o filho em um tratamento hepático.

A coordenadora de Humanização da Secretaria de Saúde, Gisele Vasques, destacou que a iniciativa é uma forma de acolher os pacientes e suas famílias, às vésperas das festas de fim de ano: “Nesse período de Natal, é comum as famílias ficarem sensibilizadas. O Hospital da Criança quer valorizar e acolher os pacientes e suas famílias, proporcionando um ambiente de harmonia e bem-estar”, disse Gisele. O hospital foi a primeira unidade da rede estadual de saúde a fazer  a entrega de presentes natalinos este ano. No total, 500 brinquedos serão distribuídos em dez hospitais estaduais ao longo do mês de dezembro.

Hospital Estadual da Criança – Inaugurado em março de 2013, Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico, realizando mais de 8,4 mil cirurgias desde sua inauguração. Somente em novembro deste ano, foram feitas 427 cirurgias e 1.340 consultas na unidade. Com investimento de R$ 5 milhões em equipamentos e obras de adaptação, a unidade conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 9 de UTI pediátrica e 8 poltronas de quimioterapia, exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia e serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares.

Gestão – Desde abril de 2012 a Secretaria de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual da Criança foi viabilizado a partir de um contrato com a Rede D’Or São Luiz, que cedeu o prédio – onde antes funcionava o Hospital Rio de Janeiro – e passa a gerenciar o serviço público através da Organização Social com o Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública, fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela secretaria.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br