CNEN atuou nas ações de segurança na posse da presidenta Dilma Rousseff
Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) atuaram nas ações de segurança realizadas na posse da presidenta Dilma Rousseff em seu segundo mandato, ocorrida no dia 1º de janeiro, em Brasília. O objetivo foi evitar incidentes envolvendo materiais radioativos ou nucleares nos diferentes locais onde foram realizadas as atividades relativas à posse e também manter uma estrutura de atendimento para o caso de alguma emergência radiológica.
No dia da posse, Dilma Rousseff deixou o Palácio Alvorada por volta das 15 horas rumo à Catedral de Brasília. De lá, seguiu em carro aberto para o Congresso Nacional, onde assinou o termo de posse e fez o juramento presidencial. Às 17 horas, aproximadamente, encaminhou-se para o Palácio do Planalto e proferiu um discurso, já com a faixa presidencial. Em seguida, no Palácio Itamaraty, recebeu representantes de diversos países, demais autoridades nacionais e estrangeiras, entre outros convidados.
Os profissionais da CNEN, que trabalharam sob a coordenação geral do Ministério da Defesa, realizaram varreduras prévias, controle de acesso e monitoramento da Catedral, Palácio do Planalto e Palácio Itamaraty. Eles utilizaram equipamentos que acusam a presença indesejada de materiais radioativos ou nucleares e os identificam. Durante toda a posse, especialistas da CNEN também permaneceram de prontidão caso fosse necessária alguma ação de emergência em resposta a ocorrências radiológicas.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear está sediada no Rio de Janeiro e possui 14 unidades distribuídas em nove estados brasileiros. As ações de segurança na posse da presidenta contaram com profissionais do Escritório da CNEN em Brasília, do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) – localizado no Rio de Janeiro, e do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN/CO) – localizado em Goiás.
A participação da CNEN nos grandes eventos brasileiros tem sido constante desde 2007, quando técnicos da instituição atuaram nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, no Rio de Janeiro (RJ), ficando responsáveis pela prevenção, identificação e resposta a eventos com materiais radioativos e nucleares. Outras atuações com este mesmo propósito ocorreram em eventos futebolísticos recentes: Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo Fifa 2014. A CNEN já foi convocada para as ações de planejamento da segurança das Olimpíadas de 2016, que ocorrerão no Rio de Janeiro.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br