Vigilância Sanitária orienta sobre consumo de alimentos
Dicas estarão em cartazes, que serão afixados em estabelecimentos de todo o Rio
A partir desta quarta-feira, dia 13, estabelecimentos que comercializam alimentos receberão cartazes com dicas para orientar o consumidor a comprar produtos adequados e perceber as condições higiênico-sanitárias do ambiente em que estão realizando as compras.
Açougues, peixarias, delicatessen, padarias, confeitarias, redes de hortifruti, cantinas, bares, lanchonetes e restaurantes serão orientadas a afixarem as peças em locais visíveis, para que os consumidores possam se informar.
Cada estabelecimento receberá um cartaz adequado ao produto que comercializa. No caso dos açougues, as orientações serão voltadas à coloração das carnes e ao acondicionamento de produtos congelados, salgados e secos; já os consumidores de peixarias vão receber dicas sobre armadilhas no acondicionamento dos peixes, condições ideais de exposição dos frutos do mar, bem como informações obrigatórias na rotulagem. Nas lojas de delicatessen, os focos serão as embalagens e a aparência de frios e laticínios; em padarias e confeitarias, as dicas serão voltadas para informações no rótulo, refrigeração e aparência de produtos de panificação; já nas redes de hortifruti, as dicas focam o armazenamento de frutas e legumes, assim como a maneira como são expostos.
Nos estabelecimento que produzem os alimentos, como cantinas, bares, restaurantes e lanchonetes, as dicas são voltadas para temperatura ideal, embalagens obrigatórias, acondicionamento, descarte, dentre outros.
Dicas sobre a limpeza ideal do local, a vestimenta dos funcionários e sobre as condições adequadas de instalações e equipamentos estarão em todos os cartazes, assim como o contato para que o cidadão possa fazer a denúncia, caso encontre uma irregularidade, que é a central de atendimento 1746.
Essa ação faz parte do novo perfil da Vigilância Sanitária da cidade do Rio de Janeiro, que investe em abordagens educativas para envolver comerciantes e população no processo de promoção da saúde, através da prevenção de riscos.
Os cartazes que começam a ser distribuídos hoje podem ser consultados no link: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc