Vigilância Sanitária Multa 18 Estabelecimentos na Central do Brasil
Os fiscais também interditaram uma bonbonnière e inutilizaram 30kg de alimentos
Nesta quinta feira, 10 de maio, técnicos da Vigilância Sanitária Municipal inspecionaram 28 estabelecimentos que comercializam alimentos na Central do Brasil. Durante a ação, 18 lojas foram multadas, 25 foram intimadas a realizar adequações estruturais, uma bonbonnière foi totalmente interditada e foram inutilizados 30 kg de produtos.
A Charutaria e Bonbonnière Mustang foi interditada por presença de baratas e larvas de moscas no local. Os fiscais também constataram que cubos de gelo estavam em contato direto com bebidas e cocos dentro do freezer e havia alimentos acondicionados sem identificação. Foram inutilizados 5 kg de massa para salgados folheados sem rotulagem.
Na lanchonete Mc Donald’s, os fiscais interditaram uma máquina de sorvete e um dispenser de casquinhas, por sujeira no maquinário e utensílios. O estabelecimento foi autuado por falta de asseio na manipulação dos alimentos e não poderá preparar sovertes até a liberação.
A Reizinho Lanches foi intimada a adequar, em 24 horas, a temperatura dos balcões e da vitrine. Foram inutilizados 3 kg de recheio de frango e 3 kg de queijo minas frescal, fora da temperatura de refrigeração, e 15 unidades de pizza de muçarela. A lanchonete Café Expresso Central recebeu o mesmo prazo para corrigir a temperatura do balcão. No local, foram inutilizados aproximadamente 5 kg de salgados diversos.
Na lanchonete Entre Trilhos, foram inutilizados 4,8 kg de extrato de tomate com bolor e mofo. O local foi autuado por utlizar produto impróprio para consumo e por falta de asseio nos equipamentos e utensílios. A lanchonete Planalto Central foi multada por falta de higiene no estabelecimento: as refresqueiras e pisos estavam sujos e havia crostas de gordura no exaustor e nas fritadeiras. O quiosque Mate Pedro II e a lanchonete Tropical Summer Buffer foram autuados por falta de asseio na manipulação dos alimentos e presença de baratas e fezes de rato no estabelecimento.
A Confeitaria 12 e a Cometa Lanches foram intimados a apresentar, dentro de 20 dias, documentação de licenciamento sanitário e a realizar reformas, em até 30 dias. Caso não cumpram as exigências, poderão ser fechadas até a regularização da documentação. A Real Lanche Gravatá também foi intimada a realizar reformas, pois não havia água quente no local. O estabelecimento também não apresentou o laudo de análise microbiológica e potabilidade da água, que é obrigatório.
A pastelaria Tomy´s foi infracionada por falta de asseio e intimada a adequar, em 10 dias, a rotulagens dos produtos utilizados. Outra pastelaria, a Marques Ltda, utilizava cestos de lixos sem tampas e terá 10 dias para providenciar coletores adequados às normas. O supermercado New Premium terá que fazer adequações estruturais e foi autuado por temperatura inadequada dos freezers.
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil recomenda que o consumidor fique atento a irregularidades encontradas e denuncie ao setor de reclamação da Vigilância Sanitária pelo telefone 1746.