Blog

Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19 do Hupe-Uerj completa primeiro ano

O objetivo é a reabilitação plena para incluir o paciente de volta à sua rotina, com segurança e qualidade


Na manhã desta segunda-feira, 20/06/2022, estiveram reunidas autoridades estaduais junto a coordenadores, profissionais, pesquisadores e pacientes do Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19 do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe-Uerj) celebrando o primeiro ano de atuação deste relevante espaço, pioneiro na saúde pública do estado do Rio de Janeiro, que já realizou, até 15 de junho de 2022, 34.411 atendimentos, distribuídos entre as 15 especialidades médicas e de saúde ofertadas aos usuários.

“Foram muitos desafios, mas também muitas conquistas. Alguns pacientes chegam em cadeira de rodas e, ao obterem a alta, já estão correndo na esteira. Impressionante. A cada dia, uma vitória. Muita dedicação e engajamento de todos. Temos obtido muito êxito, que somente é possível com o apoio incondicional da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), da Uerj, da Faperj, demais colaboradores, e com a união e atuação, fundamentais, de nossos profissionais. Estamos cumprindo nossa missão junto à sociedade”, afirmou o professor Ronaldo Damião, diretor geral do Hupe-Uerj.

Imagem Folheados

Corroborando a fala do diretor geral do Hupe, o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, reforçou a importância do comprometimento e dedicação de todo o corpo de saúde do Hupe em prol da população fluminense, em momento tão delicado de crise sanitária com a pandemia, afirmando que todo esse comprometimento possibilitou ao hospital desempenhar um papel determinante no enfrentamento à Covid-19 e, agora, no cuidado às sequelas da doença e nas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, que abrirão novos conhecimentos. “Sem dúvida, um trabalho exemplar e um modelo de excelência”, concluiu o secretário.

Também presente à celebração, o deputado federal Dr. Luizinho destacou o importante papel do Hupe na prestação de um serviço de saúde de qualidade à população fluminense, ressaltando sobretudo o papel do hospital na formação de recursos humanos. “Antes de tudo, é uma instituição que preza a formação de recursos humanos, e aí, com seres humanos de qualidade, a medicina torna-se também de excelência”, enfatizou.

O professor Rui de Teófilo, diretor médico do Hupe, lembrou o “gabinete de crise” formado no início da pandemia, e os cuidados, critérios e dedicação de todas as especialidades e profissionais, de saúde e administrativos, do hospital ao longo de todos estes meses. “É um desafio gigantesco recuperar estes pacientes, já que as sequelas são muitas, apresentando-se sob diversas formas. Esta integração e mobilização internas, junto aos apoios externos, como o da SES-RJ, nos foram vitais em todos os momentos de enfrentamento à Covid-19, e continuam sendo agora nas sequelas. Fica aqui o nosso eterno agradecimento a todos”.





Referência na América Latina

Há um mês, comissões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) visitaram o local e consideraram o serviço, que oferece um apoio multidisciplinar envolvendo 15 especialidades (médicas e de saúde) “uma referência no controle da pandemia na América Latina”.

O Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19 do Hupe-Uerj fica no Boulevard 28 de setembro, n° 125, Vila Isabel, Rio, RJ, em um prédio anexo ao hospital universitário.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br