Ator Marcos Frota doa sangue no Hemorio
Diretamente do picadeiro para o salão de doadores no Rio de Janeiro
Nesta quinta-feira (18), o ator Marcos Frota deu uma pausa na produção do seu espetáculo de circo e visitou o salão de doadores do hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro. Marcos já doou sangue, mas essa foi sua primeira vez no Hemorio.
– Uma pessoa ligada à minha família está precisando de sangue por causa de uma cirurgia. Apesar de não ser tão próxima de mim, resolvi fazer a minha contribuição e, assim, aproveito para conhecer um pouco de como a doação de sangue funciona no hospital – contou o ator, que interpretou o inesquecível Tonho da Lua, na novela Mulheres de Areia.
Marcos também aproveitou para deixar uma mensagem para a população do Rio de Janeiro:
– Nós estamos entrando numa nova fase. O Rio vai receber a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Rock in Rio, Copa do Mundo e as Olimpíadas. É a hora de mostrar para o mundo o lado solidário e cidadão do carioca.
O circense ainda prometeu trazer o elenco de seu novo show para um mutirão de doação. O espetáculo Unicirco Rock Show acontece no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, aos sábados e domingos.
No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Para que o Hemorio possa atender toda a demanda do estado, seria necessário que entre 3% e 5% dos moradores do RJ adotassem a prática pelo menos três vezes por ano.
Quem pode doar sangue? – Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br
O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
Endereço – O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.
Visite: http://hemoriodoesangue.com.br
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro