Audiências públicas do RMB serão realizadas na próxima semana em São Paulo
O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento a cargo da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), deverá entrar em funcionamento nos próximos anos no município de Iperó, no interior de São Paulo. No início de setembro, o Ibama aceitou, para análise, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do reator. Na próxima semana, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, ocorrem as audiências públicas exigidas pela legislação no processo de licenciamento ambiental.
O RMB é um reator nuclear de pesquisa que tem entre suas finalidades a fabricação de radioisótopos, que são a base para os radiofármacos utilizados na Medicina Nuclear e para produção de fontes radioativas usadas em aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente. Além da produção de radioisótopos, o RMB também tem como funções básicas a realização de testes de irradiação de combustíveis nucleares e materiais estruturais utilizados em reatores de potência, bem como a realização de pesquisas científicas com feixes de nêutrons em várias áreas do conhecimento, atuando de forma complementar ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
O reator é um empreendimento de alta complexidade. O processo para obtenção do licenciamento ambiental é realizado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Conforme previsto na legislação ambiental nacional, o RMB necessita de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). Como parte das exigências para obtenção da Licença Prévia foram encaminhados ao Ibama, em maio, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
No Diário Oficial do dia 6 de setembro, o Ibama publicou edital oficializando a aceitação do EIA/RIMA do RMB. As três audiências públicas necessárias nesta etapa do processo de licenciamento foram marcadas para próxima semana e servirão para que a população possa posicionar-se sobre o empreendimento e também sobre o conteúdo do EIA/RIMA. No mesmo edital foram informados locais e datas das audiências, que ocorrerão conforme especificado abaixo. Outras informações e também a versão digital do Relatório de Impacto Ambiental podem ser obtidas no site do Ibama. Para acessar, clique aqui.
Audiências públicas:
– Cidade: Iperó (SP)
Data: 22 de outubro
Horário: 19h30min
Local: Pólo Cultural da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Município de Iperó, localizado na Rua Luiz Rossi, 107, Jardim Irene.
– Cidade: Sorocaba (SP)
Data: 23 de outubro
Horário: 19h30min
Local: Auditório da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba – FUNDEC, localizado na Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro da cidade.
– Cidade: São Paulo (SP)
Data: 24 de outubro
Horário: 19h30min
Local: Auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN – Av. Prof. Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/