Blog

Aumento do número de médicos representa diminuição das filas nos postos de saúde do município

 Eduardo Filho e Idania Martinez são dois médicos cubanos que há dois meses trabalham na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira. Eles fazem parte do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal, que a Prefeitura conseguiu trazer para Nova Friburgo com o objetivo de suprir a falta de médicos na rede pública.

Os dois médicos cubanos trabalham de segunda a sexta na Unidade Básica, que passou a contar com cinco médicos em clínico geral – antes eram apenas dois – acabando com o problema das filas no local.

Ao todo, são realizados 20 atendimentos por dia, por médico e por especialidade. Isso representa 100 atendimentos diários em clínica geral, mais as especialidades que variam durante a semana. Na quarta-feira, 30 de julho, por exemplo, estavam sendo feitas consultas em endocrinologia e ginecologia. Além dessas, a unidade oferece atendimentos em dermatologia, ortopedia, fonoaudiologia e psicologia.

Layr Eller mora no Dom Bosco, no Cordoeira. Para ela foram boas as mudanças, pois quando precisa de encaminhamento para outro médico, ela consegue com mais facilidade: “Antes, tínhamos que vir de madrugada para marcar ficha e pegar o encaminhamento. Hoje tive conhecimento de uma novidade, que para marcar ginecologista não preciso vir mais de madrugada. Agora se marca a ficha na hora. Acho que está melhorando bem”.

Sílvia Helena também é moradora do bairro e disse que gostou muito do atendida prestado pelo doutor Eduardo: “ele fez todos os procedimentos necessários, viu minha pressão, me receitou os remédios e indicou fisioterapia. Gostei bem. Acho um avanço para a cidade”.

A Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello abrange os bairros Cordoeira, Perissê, Ponte da Saudade e Catarcione, prestando atendimento a 24 mil pessoas, aproximadamente. Devido à demanda de atendimento no posto, está sendo preparada ao lado uma estrutura própria para o Programa de Estratégia da Saúde da Família.

Os médicos cubanos que vieram para Nova Friburgo têm experiência em clínica médica e já trabalharam em outros países do mundo, como Venezuela. Ambos se dizem satisfeitos de estarem atuando na cidade e, para Eduardo Filho, “é um prazer ajudar a população daqui”.

unnamed

Atendimento dos médicos cubanos ajudaram a acabar com as filas da madrugada

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br/