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Balanço: Secretaria de Saúde cria comissões para monitorar serviços e melhorar atendimento à população

uerHá praticamente um mês no cargo, o secretário municipal de Saúde, Henrique Medina Vargas, mobilizou sua equipe técnica na tomada de medidas para melhorar o funcionamento dos setores e o atendimento à população, seriamente afetados por conta do atual cenário econômico e financeiro do Município.

A criação de comissões de avaliação, controle e fiscalização dos prestadores de serviços contratados pela Prefeitura, a fim de acompanhar o atendimento dos pacientes, principalmente em relação à internação hospitalar, é uma das iniciativas postas em prática. E o resultado já pode ser percebido em relação à UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Nathan Garcia Leitão.

“A UPA, quando assumimos, tinha uma média de 33 pessoas internadas. Hoje estamos com uma média de 12, mas já chegamos a sete, oito pessoas. Essa equipe vai in loco verificar se existe disponibilidade de leito, de CTI. Uma unidade de urgência e emergência tem que ficar com o paciente no máximo 24 horas. Não conseguimos atingir esse patamar, mas já reduzimos de forma drástica. Dessa forma conseguimos trazer uma melhoria para a população”.

A reformulação do POA (Plano Operativo Anual) para 2016 – documento que define a contratualização dos hospitais da cidade, e a informatização do setor de regulação de exames, consultas médicas e de cirurgias no próximo ano são outras ações planejadas. Tudo sempre com o acompanhamento de órgãos como Secretaria de Estado de Saúde, Ministério Público e Defensoria Pública.

Hoje nós temos, além do controle e avaliação da UPA, comissão da atenção básica e de licitação. Estamos entendendo como tudo funciona para saber o real consumo de medicamentos, de material, de insumos, para que dessa forma possamos utilizar as verbas públicas da forma mais transparente possível, e de modo econômico. Nós temos que trabalhar com economicidade sempre”, assinala o secretário.

A reorganização do departamento jurídico da Secretaria de Saúde para atuação efetiva nas questões ligadas à transferência e internação de pacientes, é outra conquista destacada por Henrique Medina. “Esse setor cuida de todas as ordens judiciais de pacientes. Hoje praticamente não chega nenhuma ordem judicial, todas que vêm já estão cumpridas. Ressaltamos que esse departamento está aberto para qualquer cidadão, qualquer demanda que tenha necessidade de apoio jurídico”, informa.

Questões como retomada de requerimento de vale transporte para pacientes em tratamento de saúde e a recuperação de veículos da frota, que se encontra praticamente sucateada, são outras ações em curso.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br