Blog

Brasileiros repatriados passam por segunda bateria de exames

Resultado dos exames ficarão prontos em 48 horas. Até o momento, 3 casos suspeitos do novo coronavírus são monitorados em São Paulo e Rio Grande do Sul. Outros 45 já foram descartados

Os 34 brasileiros e familiares repatriados de Wuhan, na China, além da equipe técnica que os acompanhou, passaram pela segunda coleta de amostras respiratórias (secreção nasal e saliva) para realização de exames para identificação do novo coronavírus. As amostras foram coletadas, nesta segunda-feira (17), pela equipe de saúde do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Goiás. O resultado deve ficar pronto em 48 horas.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, o resultado deste novo exame deve ficar pronto até a próxima quarta-feira (19). “Após o resultado deste exame será feita uma análise, em conjunto com o Ministério da Defesa, para chegarmos a uma solução para a tripulação e os demais profissionais que seguem em quarentena”, comentou.


Leia também:


Neste momento, três casos  suspeitos do novo coronavírus são monitorados pelo Ministério da Saúde, conforme informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Os dados são do último balanço divulgado pela pasta nesta segunda-feira (17). Os casos suspeitos estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul, com duas investigações em São Paulo e uma no Rio Grande do Sul. Até agora, 45 casos já foram descartados em todo o Brasil, que permanece sem registro da doença.

Todas as notificações de casos suspeitos no país foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Assista, na íntegra, à coletiva com atualização das informações – 17.02.2020

https://www.facebook.com/minsaude/videos/3040239729371876/

Saiba mais sobre o coronavírus: o que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção

FONTE: Ministério da Saúde
http://portalms.saude.gov.br