Câmara Temática da Saúde se reúne em Belo Horizonte
Representantes das cidades-sede e do Ministério da Saúde debatem, entre outros pontos, as estratégias de capacitação para gestão de emergências em eventos de massa.
O Ministério da Saúde, estados e municípios realizam nesta quinta e sexta-feira (13) a VIII Reunião da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo de 2014. Representantes das três esferas do governo vão debater os planos de preparação do setor da saúde das cidades-sede para o mundial. Temas como “regulação da atenção à saúde em eventos de massa e legados dos grandes eventos para o setor da saúde” ganham maior destaque. Além disso, o grupo discutirá estratégias de capacitação voltadas para atuação dos profissionais de saúde na gestão de emergências em grandes eventos.
De acordo com o secretário-executivo adjunto, Adriano Massuda, coordenador da Câmara, o planejamento para a Copa está seguindo o cronograma proposto pelo Ministério da Saúde. “Depois de sete encontros, temos grande parte dos planos de ação das cidades-sede para fortalecimento da rede de urgência, em fase de execução. Estamos agora no momento de elaboração dos planos de contingência para o evento e definição da Copa das Confederações como nosso grande evento-teste”, disse. Além disso, os planos de ação da saúde das cidades-sede deixarão como herança o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na quinta-feira (12), primeiro dia do encontro, consta da programação a palestra sobre “Articulação das Ações de Saúde realizadas no estádio e com o Sistema de Saúde local”, ministrada pelo especialista Filipe Serralva, de Portugal. Além da apresentação do planejamento das ações de saúde do Comitê Municipal da Copa de Belo Horizonte e a mesa redonda sobre “Estratégias da Regulação das Ações de Saúde em eventos de massa”, que contará com as experiências da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, e de grandes eventos realizados no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Ainda na quinta-feira, será apresentado o plano do Ministério da Saúde de legados da Copa para a área da saúde.
Já na sexta-feira (13), haverá apresentação de estratégias de capacitação dos profissionais de saúde para Copa para gestão de emergências em eventos de massa. Em seguida, acontecerá a reunião dos subgrupos de “Atenção à saúde e Vigilância em saúde” para o aprofundamento da preparação e monitoramento dos planos de ação das 12 cidades-sede.
CÂMARA DA SAÚDE – A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Entre os objetivos da Câmara destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes.
VIII Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo
Data: 12 e 13 de julho
Local: Associação Médica de Minas Gerais
Av. João Pinheiro, 161 – Centro – Belo Horizonte/MG
Horário: 8h30 às 18 horas
FONTE: Ministério da Saúde