Campanha de Vacinação de cães e gatos termina neste sábado
São dezenas de pontos de imunização espalhados por toda a cidade
A partir das 8h deste sábado será realizada a segunda e última etapa da vacinação de cães e gatos contra a raiva. As doses serão aplicadas em 119 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade.
Esses pontos serão instalados em frente a policlínicas, clínicas da família e centros municipais de saúde, além das unidades de medicina veterinária e zoonoses. Todos os locais vão vacinar até as 17h, gratuitamente.
A Vigilância Sanitária alerta para a necessidade do comprometimento dos donos de animais em levá-los para vacinar, já que a adesão foi baixa no primeiro dia de campanha e a raiva é um risco à população carioca, por causa do alto número de morcegos, cães e gatos na cidade, que são os principais transmissores do vírus. Essa doença é incurável e letal em quase 100% dos casos.
A estimativa deste ano é vacinar mais de 450 mil animais, mais do que em 2013, quando foram vacinados em torno de 431 mil. A doença está controlada há mais de 25 anos na cidade, mas o risco sempre existe, principalmente quando os animais não recebem a vacina.
A campanha termina neste sábado, mas a vacinação continua na Unidade Municipal de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, que fica na Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, e no Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz.
Na hora da vacinação, os cães devem estar com coleira e guia e os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.
Os endereços das unidades de saúde que vão receber postos de vacinação podem ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde e na central de atendimento 1746.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc