Campanha “Junho Vermelho” estimula aumento de doações de sangue no RJ
Número de doações superou em 27% as doações realizadas no mesmo período em 2014
O número de doações de sangue no Hemorio registrou aumento neste último mês: com o incentivo da campanha “Junho Vermelho”, mobilização nacional que levou iluminação especial a grandes monumentos no país para estimular a sociedade a doar sangue, o hemocentro do estado do Rio de Janeiro apresentou aumento de 24% nas doações em relação ao mês de maio deste ano e 27% em comparação ao mês de junho de 2014.
No Rio, o Cristo Redentor foi iluminado com a cor vermelha durante 1h no último dia 14/6, gerando grande repercussão, principalmente nas redes sociais. Responsável pelo abastecimento de 200 hospitais em todo o estado, o Hemorio registrou 8.154 comparecimentos de potenciais doadores à unidade, ao longo do mês de junho.
– A realização de ações que estimulem o hábito da doação de sangue na sociedade é importante, principalmente nos períodos em que costumamos registrar queda no número de doadores que procuram os hemocentros. Com as férias escolares e a chegada do inverno, sempre há a preocupação com os estoques de sangue – destaca Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.
Para a chefe do serviço de atendimento ao doador do Hemorio, Naura Faria, o impulsionamento de doações, gerado por campanhas de incentivo, é fundamental para que o quadro de baixa nos estoques seja revertido.
– Nesta época do ano, as doações costumam cair pela metade. Apesar de termos ampliado as doações em junho, ainda precisamos suprir os estoques, principalmente do tipo O, muito utilizado em situações emergenciais – explica ela.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.
Quem pode doar – Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e / ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica. Mais informações podem ser obtidas com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços das outras unidades de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br