Campanha Universitário Sangue Bom retorna às faculdades cariocas
Começa nesta terça-feira (15/03) a 9ª edição do movimento de coleta itinerante de sangue
O maior movimento universitário de doação de sangue está de volta. Amanhã, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e a Agência Campi lançam, em parceria com o Instituto Masan, a 9ª edição da campanha “Universitário Sangue Bom”, que levará coleta de sangue itinerante para 11 faculdades do Rio de Janeiro.
Após oito edições de sucesso, coletando mais de 6.500 bolsas de sangue e ajudando a salvar cerca de 25 mil vidas, a expectativa para este semestre é alcançar 750 doações ao longo das três semanas em que a campanha circulará por faculdades da Zona Sul, Norte, Oeste e Baixada Fluminense, nos municípios de Belford Roxo e Seropédica.
Com o mote “Espalhe o Amor”, a divulgação do “Universitário Sangue Bom” terá forte presença dentro das faculdades e principalmente nas redes sociais. Para Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.
– Os jovens universitários são extremamente solidários e se mostraram importantes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha e do fortalecimento da cultura de doação de sangue – explica o diretor geral do Hemorio.
– Nesta edição, algumas universidades e regiões da cidade que não participaram anteriormente entraram no circuito de coletas e assim mais jovens terão a oportunidade de doar – afirma Caio Barreto, sócio da Agência Campi, empresa idealizadora do projeto.
Dentro dos campus – Durante a campanha, o Instituto Masan promoverá ações para entretenimento e diversão dos jovens. A presidente do Instituto, Adriana Pinto, fala sobre a escolhe das universidades como foco da ação:
– A conscientização sobre a doação de sangue deve acontecer desde cedo e as universidades são ambientes perfeitos para que isso aconteça. Estamos bastante otimistas com o sucesso dessa ação – disse a presidente.
Neste primeiro semestre de 2016, a campanha Universitário Sangue Bom chega a universidades que pela primeira vez participam do movimento, como a Unicarioca, FACHA Méier, CNEC (Ilha do Governador) e UFRRJ. As unidades de coleta móvel do Hemorio percorrerão 11 faculdades entre os dias 15 e 30 de março. No Rio de Janeiro, a ação é realizada uma vez por semestre, mas a intenção é ampliar para outras regiões do país.
– Já tivemos convites de outros 11 estados e estamos na fase de captação de patrocínio para realizar essa expansão – comenta Caio Barreto.
Confira a programação completa:
Semana 1
15.03 – Faculdade CNEC (Ilha do Governador) – 10h às 15h
16.03 – UCAM Centro – 9h às 14h
17.03 – Celso Lisboa (Engenho Novo) – 9h às 14h
18.03 – FGV Botafogo – 9h às 14h
Semana 2
21.03 – Unicarioca Rio Comprido – 9h às 14h
22.03 – Unigranrio Barra – 10h às 15h
23.03 – FACHA Botafogo – 9h às 14h
24.03 – UFRRJ Seropédica – 10h às 15h
Semana 3
28.03 – UNIABEU (Belford Roxo) – 10h às 15h
29.03 – FACHA Méier – 9h às 14h
30.03 – PUC Rio – 9h às 14h
Todas as informações sobre o movimento estão disponíveis no site oficial (www.universitariosanguebom.com.br)
Informações ao doador
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.
Sobre o Hemorio
O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 200 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 25 postos de coleta distribuídos no Estado.
Sobre o Instituto Masan
Criado em 2015, o Instituto Masan surgiu do sucesso e do crescimento do número de ações sociais desenvolvidas pela Masan – empresa de serviços especializados. O instituto promove atividades de responsabilidade social, seguindo as diretrizes da norma internacional ISO 26000, tendo como pilares a Inclusão e Capacitação Profissional; Cultura, Esporte e Cidadania; Saúde, Educação Alimentar e Gastronomia; e Conscientização e Preservação Ambiental. A Masan é a primeira empresa privada do Estado do Rio a conquistar o selo “Parceiros da Aprendizagem”, concedido em 2011 pelo Ministério do Trabalho e Emprego e também a primeira empresa do estado a receber o selo do projeto Começar de Novo, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br