Câncer de mama: prevenção é fundamental
Sociedade Brasileira de Mastologia lança campanha nacional de prevenção ao câncer de mama com o apoio das Secretarias de Saúde do Estado e do Município do Rio
O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres e, se descoberto cedo, as chances de cura chegam a até 95% dos casos, que devem somar mais de 52 mil em 2012, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para disseminar o hábito da prevenção, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em parceria com o Governo do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio, lança no dia 28 de maio a campanha “Eu amo meus peitos”, no Centro de Diagnóstico por Imagem – o Rio Imagem. Estarão presentes o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Hans Dohmann, e o presidente da SBM, Carlos Alberto Ruiz.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da mulher para a importância de cuidar das mamas, por meio da mamografia anual e da consulta ao mastologista, que é o médico especializado no assunto. Segundo Ruiz, o mais comum, no entanto, é as mulheres consultarem o ginecologista e, na descoberta do câncer, o oncologista.
Sobre a campanha – Com conceito simples e provocativo, a campanha foca a autoestima feminina. Como os seios são símbolo da beleza e da sensualidade, uma provocação será lançada para as brasileiras: para manter esses atributos tão caros a toda mulher, é preciso ter peito e fazer exames regularmente.
Mulheres comuns são as estrelas da campanha da SBM, que já acontece há 12 anos. Para estimular o engajamento, um hotsite publicará fotos de peitos produzidas por internautas anônimas. A fanpage no Facebook e o canal no Twitter veicularão notícias sobre o câncer de mama e servirão de meio de comunicação para a população tirar dúvidas.
Diferentemente desta edição, as campanhas anteriores contaram com “madrinhas” bem conhecidas – celebridades inspiradoras de comportamentos, capazes de mobilizar a sociedade para o tema. Ana Maria Braga, Giovana Antonelli, Regina Duarte, Luiza Brunet e outras contribuíram para a ação, que sempre privilegia a prestação direta de serviços.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro