Blog

Centro Estadual de Transplantes completa um mês com 14 cirurgias realizadas

Nesta quarta, dia 20, estão previstas mais quatro cirurgias, três de rim e uma de fígado. Cerca de 300 consultas foram feitas nesse período

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_CET-saoFrancisco-primeiroTransplante__MG_0638_edson_webEsta semana, o novíssimo Centro Estadual de Transplantes (CET) completa um mês de funcionamento. Primeira unidade da Secretaria de Estado de Saúde dedicada exclusivamente à realização de transplantes de fígado e rins em adolescentes e adultos, o CET chega ao final deste primeiro mês de inauguração com 9 transplantes de rim realizados e 5 de fígado. O serviço é coordenado, respectivamente, por Deise de Boni e Lúcio Pacheco, profissionais com larga experiência em transplantes.

Nesta quarta, dia 20, estão previstas mais quatro cirurgias, três de rim e uma de fígado. Entre as de rim, uma é de intervivos, ou seja, realizada a partir de órgãos doados por doadores vivos, neste caso entre dois irmãos. As outras duas de rim e a de fígado serão feitas a partir de órgãos de doadores falecidos, captados pelo Programa Estadual de Transplantes.

Funcionando dentro do Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, o CET conta com centro cirúrgico, cinco salas e aparelhos de ponta para realizar cirurgias de alta complexidade, UTI com nove leitos e ambulatório, totalizando um investimento de R$ 3 milhões. Desde o dia 5 de fevereiro, pacientes antes cadastrados no Hospital Federal de Bonsucesso têm sido convidados a agendar consultas na nova unidade para a atualização de seus cadastros. Neste primeiro mês, o centro já realizou mais de 300 consultas.

Números – O estado do Rio registrou nos últimos três anos o maior avanço nacional na áreade doação de órgãos. Em 2010, o Rio de Janeiro ocupava a lanterna no país na área, pulando para a atual 3ª posição no ranking. Em 2011, houve um crescimento de 50% no número de doadores em relação a 2010, chegando a 121. Em 2012, foram 221 doadores e a meta para 2013 é superar 250 captações.

O Centro Estadual de Transplantes vem ocupando um papel importante para que o estado avance também na área de transplantes. A expectativa é realizar no primeiro ano de funcionamento 200 transplantes de rim e 100 de fígado.

A partir de abril, Hospital da Criança passa a transplantar – A Secretaria de Estado de Saúde optou por incluir o serviço de transplante de rim e fígado no novo Hospital Estadual da Criança depois que o Hospital Federal de Bonsucesso interrompeu o serviço. Desta forma, a nova unidade se soma ao Centro Estadual de Transplantes – inaugurado em fevereiro na Tijuca – como mais uma opção para a realização de cirurgias. O Hospital da Criança tem capacidade para realizar até 20 transplantes de rim e 20 de fígado por mês. O serviço de transplante começa a operar em abril, após a abertura do processo de credenciamento da unidade no Sistema Nacional de Transplantes.


Mais informações: http://www.transplante.rj.gov.br/

LEIA MAIS:

Programa Estadual de transplantes divulga nota garantindo transplantes pediátricos no RJ

Paciente que recebeu rim do irmão em cirurgia realizada no CET passa bem e dá início à nova vida

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br