Centro Municipal de Saúde Professor Julio Barbosa, na Tijuca, amplia atendimento com novas instalações
A unidade ganha mais uma equipe de Saúde da Família
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil entrega as novas instalações do Centro Municipal de Saúde (CMS) Professor Julio Barbosa, no Morro da Formiga. A unidade teve sua área física aumentada, já que a Secretaria Municipal de Assistência Social doou parte de um prédio construído no mesmo terreno do posto. Após a ampliação, o local recebe sua segunda equipe de Saúde da Família.
A readequação deste novo prédio acrescentou à unidade três consultórios médicos, além de recepção (acolhimento), sala de reunião, sala dos ACS e sanitários. As instalações antigas passaram por uma reorganização em sua estrutura, recebendo reforma nas áreas de farmácia, imunização, procedimentos, almoxarifado, odontologia, escovário, administração, copa, sanitários, utilidades, esterilização e curativo. As obras contribuíram para a expansão de alguns serviços, como odontologia e Academia Carioca.
Com duas equipes de Saúde da Família, o CMS amplia sua capacidade de atendimento, que, atualmente, é de 780 consultas médicas por mês, além dos demais procedimentos e atendimentos de enfermagem.
Entre os serviços oferecidos estão o tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), vacinação e teste do pezinho. Cerca de 6,5 mil pessoas serão beneficiadas com as melhorias do local.
O espaço ainda conta com uma Academia Carioca da Saúde, composta por dez equipamentos, que oferecerá atividades físicas supervisionadas para pacientes da clínica. Em dois anos de funcionamento, as academias em unidades de saúde contam com mais de 13 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 72% dos praticantes.
A cobertura de saúde da família já beneficia mais de 36% da população, que equivale a mais de 2,2 milhões de pessoas. O CMS fica na Rua Castelo Nuovo, 150 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O investimento nas reformas foi de R$ 415 mil.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro