CEPE abriga seminário “As políticas públicas do envelhecimento no Canadá”
Inscrições podem ser feita pela internet, no site do Instituto Vital Brazil
Na próxima terça-feira (30), o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) abriga o seminário “As políticas públicas do envelhecimento no Canadá”, uma realização em parceria com o Centro Ação conjunta do Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre – ILC-Brazil). A ideia é discutir a vivência do Canadá com a iniciativa “Comunidades amigas do idoso” (CAI). O encontro acontece de 09h30 às 12h15, no auditório do CEPE, na Avenida Padre Leonel Franca, 248, Gávea. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Vital Brazil
Visite: www.vitalbrazil.rj.
A exposição será realizada feita pela pesquisadora Louise Plouffe, cidadã canadense, agora residente no Rio de Janeiro, co-desenvolvedora do Marco Político do Envelhecimento Ativo da Organização Mundial da Saúde, juntamente com o médico e gerontólogo, Alexandre Kalache, presidente do ILC-Brazil, que vai moderar o debate. Como debatedores, os convidados são a gerontóloga Laura Mello Machado e o assessor da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Helio Furtado.
Cuidados e estudos sobre a Terceira Idade – O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe Pró-Idoso), em funcionamento desde abril de 2012, é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo congregar profissionais de saúde, universidades e sociedade civil para realizar estudos, pesquisas e protocolos na área do envelhecimento, com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos idosos. O Cepe também tem a finalidade de ser um espaço de discussão de temas relacionados e capacitar profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso, por meio de debates, cursos e seminários abertos a profissionais de saúde e ao público em geral. É uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro. Os estudos possibilitarão novas propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso e a capacitação dos profissionais de saúde e outras categorias profissionais em cuidados geriátricos e gerontológicos.
O Cepe só recebe idosos encaminhados pela atenção primária. Os idosos são avaliados por equipes multidisciplinares, compostas por geriatra, enfermeira, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e terapeuta ocupacional. A atividade subsidia a pesquisa, o ensino e a proposição de políticas públicas para a superação dos desafios do envelhecimento.
Entre as atividades do Cepe estão:
Simpósios, seminários e palestras
Sessões Clínicas para profissionais de Saúde, a cada última terça-feira do mês
Curso de Geriatria e Gerontologia para profissionais de saúde de todo o estado, desenvolvido com a SES-RJ
Oferta mensal de cursos para profissionais de saúde
Oferta mensal de cursos de cuidadores de idosos.
O curso é voltado para o cuidado de idosos frágeis e dependentes e oferece suporte e qualificação às pessoas que cuidam desse público, de acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Além disso, pode auxiliar familiares e profissionais no trato com portadores de deficiência. O curso é voltado para profissionais de saúde e pessoas leigas.
Para isso o espaço dispõe de quatro salas de aula, dois auditórios, sala de vídeo conferência, 15 consultórios e uma estação de trabalho com instalações para pesquisadores externos.
ILC-Brazil – O Centro Internacional de Longevidade é uma organização filiada à rede global de International Longevity Centers (ILCs), instituídos como “usinas de idéias” (think tanks) para políticas públicas intersetoriais voltadas ao envelhecimento populacional, e atua em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), do Instituto Vital Brazil.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro