Cidade do Rio recebe a 69ª Clínica da Família,em Sepetiba
Cobertura de saúde da família já beneficia mais de 40% da população carioca
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugurou na manhã desta quinta-feira, 10 de janeiro, a Clínica da Família Waldemar Berardinelli, em Sepetiba. A unidade, que fica na Rua Francisco Trota, é a 69ª da cidade e beneficiará 27.600 moradores da área. A cobertura de saúde da família na região de Sepetiba, Santa Cruz e Paciência chega a 95%. Em toda a cidade, o número também é expressivo: 40,6% da população têm acesso à atenção integral de saúde.
“É muito importante começar o ano e a nova gestão com a abertura de mais uma unidade de saúde. Especialmente na Zona Oeste, região que deixou de ser o ‘vazio sanitário’ do município para receber cada vez mais recursos e serviços essenciais à população. Nosso compromisso foi renovado e vamos trabalhar para cumpri-lo com a eficiência e a qualidade que o carioca conhece”, afirma o secretário Hans Dohmann.
A 32ª clínica da família da Zona Oeste, que recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões, contará com oito equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. Cada equipe de saúde da família fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 3.200 consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde.
Mais de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares, vão trabalhar na clínica. No local, os pacientes vão passar por procedimentos ambulatoriais e consultas com médicos, equipe de enfermagem e agentes de saúde. Será possível, também, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas, e distribuição de medicamentos.
A nova Clínica da Família terá em sua estrutura consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com 3 leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, salas de coleta, de hipertensão, de reunião, dos profissionais, auditório, sala de saúde bucal, farmácia e almoxarifado. A unidade funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h.
Sobre Waldemar Berardinelli: Considerado o pioneiro da endocrinologia no Brasil, fundou o Instituto de Endocrinologia da Santa Casa de Misericórdia da cidade do Rio, dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Foi catedrático de clínica médica da congregação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e um dos principais estudiosos da biotipologia no Brasil. Foi diretor do Hospital Escola São Francisco de Assis e membro titular da Academia Nacional de Medicina.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro