Blog

CNEN comemora 58 anos

Na sexta-feira, dia 10, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) comemorou seu aniversário de 58 anos de fundação, homenageando os esforços em prol dos avanços da energia nuclear no Brasil.

Na ocasião, que reuniu dirigentes e representantes de diversas organizações da área nuclear, o presidente da CNEN, Angelo Fernando Padilha, destacou a dedicação dos servidores e colaboradores da instituição e fez a entrega do Prêmio Otacílio Cunha e da Medalha Carneiro Felippe a entidades e personalidades que têm contribuído de forma relevante para os progressos e difusão de conhecimentos em aplicações pacíficas da energia nuclear.

O Prêmio Otacílio Cunha, conferido a instituições com esse perfil, foi oferecido à Universidade Federal Fluminense (UFF), à Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e à Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina (CNEA).

Norma Boero, presidente da CNEA, recebeu o prêmio em nome da instituição que, em parceria com a CNEN, tem trabalhado para reforçar o desenvolvimento científico e tecnológico da área nuclear no Brasil e na Argentina.

As duas instituições de ensino foram agraciadas pelo estímulo à formação de recursos humanos para a área nuclear. A UFF, que foi representada pelo professor Paulo Gomes, do Instituto de Física, coordena, em parceria com a CNEN, o mestrado em sistemas de gestão. O programa mantém colaboração com centros de pesquisa em todo o mundo e no ano passado formou sua primeira turma.

Representada pelo professor Fernando Carvalho, chefe do departamento de Engenharia Nuclear, a Politécnica da UFRJ foi reconhecida pela excelência do primeiro curso de graduação em engenharia nuclear do país, criado em 2009, e nota máxima na última avaliação do MEC, segundo dados divulgados no ano passado.

Foram homenageados com a Medalha Carneiro Felippe o pesquisador da CNEN José Augusto Perrotta, inspetor de salvaguardas da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Material Nuclear (ABACC) e responsável pela coordenação técnica do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB); a pesquisadora Helen Khoury, do departamento de energia nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o engenheiro nuclear Hilton de Andrade, ex-diretor do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), e o superintendente do Programa Nuclear da Marinha, contra-almirante Luciano Pagano Júnior.

A ocasião também marcou a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o IBAMA e a CNEN, formalizando e consolidando a parceria, já existente, em ações de competência comum, como o transporte de materiais nucleares e o licenciamento ambiental de instalações radiativas.

O convênio, firmado pelos presidentes da CNEN, Angelo Fernando Padilha, e do IBAMA, Volney Zanardi Júnior, e por seus diretores, Ivan Salati, de radioproteção e segurança nuclear da CNEN, e Thomaz Miazak de Toledo, de licenciamento ambiental do IBAMA, pretende ainda estimular a capacitação do corpo técnico das duas entidades em temas relacionados com segurança ambiental e da sociedade.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br