Blog

CNEN promove seminário para apresentar projeto básico dos itens não nucleares do RMB

O Seminário Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) – Projeto Básico dos Itens Não Nucleares será realizado no dia 11 de dezembro, às 14 horas, no auditório Carneiro Felippe, na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro. No encontro será apresentado o projeto básico de engenharia dos prédios e sistemas convencionais do empreendimento.

A empresa nacional Intertechne Consultores SA foi contratada em janeiro de 2012 para elaboração do projeto referente à parcela não nuclear do RMB, que inclui arquitetura, engenharia civil, sistema elétrico, instrumentação e controle, estruturas e componentes associados que serão necessários ao empreendimento. Profissionais da Intertechne apresentarão no Seminário o método e os resultados do trabalho que realizaram.

A elaboração do projeto dos itens nucleares ficou a cargo de uma empresa argentina, a Invap, que em maio de 2013 assinou contrato com este fim. A empresa está projetando, na Argentina, um reator semelhante ao RMB. Os contratos da Invap e da Intertechne foram assinados entre estas empresas e a Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec). A entidade é a responsável pela gestão dos recursos disponibilizados no âmbito de convênio entre a Agência Brasileira da Inovação (FINEP), a Redetec e a CNEN.

O RMB é um empreendimento a cargo da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN e deverá estar concluído nos próximos anos em Iperó, no interior de São Paulo. Trata-se de um reator nuclear de pesquisa que tem entre suas finalidades a produção de radioisótopos, que são a base para os radiofármacos utilizados na Medicina Nuclear e para fabricação de fontes radioativas usadas em aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente. Além da produção de radioisótopos, o RMB também tem como funções básicas a realização de testes de irradiação de combustíveis nucleares e materiais estruturais utilizados em reatores de potência, bem como a realização de pesquisas científicas com feixes de nêutrons em várias áreas do conhecimento, atuando de forma complementar ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em Campinas (SP).

Programação:

– 14 às 14:05 – Abertura

Isaac José Obadia (Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN)

– 14:05 às 14:30 – Organização Técnica e Marcos do Empreendimento RMB

José Augusto Perrotta (Coordenador Técnico do RMB)

– 14:30 às 14:45 – A Intertechne

Lourenço Justiniano Naotake Babá (Vice-presidente Técnico da Intertechne)

– 14:45 às 15:00 – Aspectos organizacionais para o projeto RMB

Douglas Camargo Von Hartenthal (Intertechne)

– 15 às 15:15 – Arquitetura / Engenharia Civil

Lisa Watanabe; Lucia Faisca (Intertechne)

– 15:15 às 15:45 – Sistemas/ Estruturas/Componentes

Felipe Aguilar Tessler (Intertechne)

– 15:45 às 16:00 – Elétrica / Instrumentação e Controle

Douglas Camargo Von Hartenthal (Intertechne)

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br