CNEN realiza palestra sobre legislação e regulamentação no transporte de cargas radioativas
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promoverá no dia 27/09, às 9h30min, palestra sobre legislação, regulamentação e operação de cargas perigosas nos portos organizados brasileiros. O palestrante será o coordenador da Comissão Permanente Nacional Portuária do Ministério do Trabalho e Emprego, José Emílio Magro. A atividade faz parte dos esforços da CNEN para combater as recusas e demoras no transporte de material radioativo no País.
A apresentação é uma iniciativa do Comitê de Recusas e Demoras no Transporte de Materiais Radioativos e tem como objetivo apresentar e esclarecer assuntos pertinentes aos interesses dos usuários do transporte marítimo, com foco em cargas radioativas. Após a apresentação haverá sessão de perguntas e respostas e uma mesa redonda para aprofundamento das questões tratadas na palestra.
O transporte de materiais nucleares e outros materiais radioativos representa uma parte significativa das atividades da CNEN no licenciamento e controle dos usos da energia nuclear. Desde abril de 2010, operadores, reguladores e empresas transportadoras especializadas em material radioativo participam de um grupo de trabalho criado pela CNEN para traçar estratégias de combate a recusas e demoras na movimentação de materiais radioativos.
O grupo identifica e discute as causas e as consequências dessas recusas e demoras. Entre as principais causas já identificadas estão a falta de informação sobre a segurança do transporte de materiais radioativos, preocupação quanto ao possível custo elevado de treinamento para profissionais envolvidos em operações de transporte e interpretação incorreta da regulamentação.
Evento: Palestra sobre legislação, regulamentação e movimentação de cargas radioativas nos portos organizados.
Local: Auditório CNEN
Rua: Gal Severiano, 90 – Botafogo
Rio de Janeiro-RJ
Dia: 27/09/2011 Terça
Horário: 09h30min
Investimento: Gratuito
Inscrições: Devem ser feitas pelo telefone (21) 2173 2385 (Marco Aurélio) ou pelo e-mail: mtoledo@cnen.gov.br
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/