Com 67 anos, Hospital Estadual Azevedo Lima é referência de atendimento para mais de 2 milhões de habitantes
Com 70.138 atendimentos de emergência em um ano, hospital é destaque nas áreas de trauma, maternidade de alto risco e neurocirurgia
Inaugurado em 4 de agosto de 1945, o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no bairro do Fonseca, em Niterói, completa 67 anos neste sábado. A unidade faz atendimento de emergência, com demanda espontânea, recebendo pacientes de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Maricá, além da Zona Oeste e Baixada Fluminense, somando mais de 2 milhões de habitantes. Entre as especialidades que são referências no HEAL estão o trauma, a maternidade de alto risco e a neurocirurgia.
– O Hospital Azevedo Lima oferece um atendimento de referência e qualidade e desempenha um papel fundamental no atendimento à população, principalmente depois que a rede municipal e o Hospital Antonio Pedro foram fechados – explica o diretor da unidade, José Luiz Medeiros.
Em novembro de 2011, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou a capacidade de atendimento do HEAL, com a entrega de 10 novos leitos de UTI. Com um investimento de R$ 897 mil, os leitos se somaram a outros 20 leitos de UTI adulto e sete de UTI neonatal, com os quais o hospital já contava.
O investimento também se estendeu à equipe que trabalha na UTI, especialmente capacitada para o atendimento na área de neurointensivismo. Hoje, são 14 médicos, 15 enfermeiros, além de técnicos de enfermagem e fisioterapeutas trabalhando no setor.
Atendimento humanizado – Em 2011, foi criada uma comissão de humanização na unidade. Com a participação de profissionais de várias categorias que trabalham no local, além da direção, o objetivo do grupo é organizar o fluxo de atendimento e tornar a relação entre profissionais de saúde, pacientes e familiares mais humanizada.
HEAL em números – Entre julho de 2011 e julho de 2012, o Hospital Estadual Azevedo Lima realizou 70.138 atendimentos de emergência, 17.466 atendimentos na maternidade, entre 1.412 partos normais e 1.420 cesarianas, 3.155 cirurgias, sendo 649 eletivas e 2.506 de emergência, além de 445.369 exames laboratoriais, 73.375 raios-x, 5.100 ultrassons e 23.444 tomografias computadorizadas.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro