Blog

CONTER concorre à vaga no Conselho Nacional de Saúde

Eleição para a entidade vinculada ao Ministério da Saúde acontece amanhã (5)

thumbnail_1446664567O Conselho Nacional de Saúde (CNS), entidade máxima de deliberação dentro do Sistema Único de Saúde – SUS, está em processo eleitoral para composição do seu corpo de conselheiros. A instituição, que tem papel primordial na implementação de políticas públicas de saúde no país, existe há mais de 78 anos. Pela primeira vez, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) conseguiu entrar na disputa por uma das cadeiras do Conselho.

A presidenta do CONTER, Valdelice Teodoro, acredita que a participação no processo é uma grande vitória. “Ser membro efetivo de um conselho de tamanha representatividade é sem dúvida um passo muito importante. O CNS é responsável por pautas que atingem nossos profissionais diretamente. Ter voz ativa nessas decisões significa representar nossa categoria na instância máxima da saúde no Brasil”, avalia.

Uma das principais pautas a serem defendidas no órgão é a regulamentação da profissão de Tecnólogo em Radiologia junto ao Ministério da Saúde. Embora seja reconhecida como uma profissão de nível superior pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho, ainda não há o mesmo reconhecimento junto à Saúde. Esse ajustamento passa primeiramente pela deliberação do CNS.

Atualmente, o conselho é formado por 48 conselheiros oriundos de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. Representantes dessas instituições, devidamente habilitados pelo CNS, escolhem amanhã (5) os novos componentes. O CONTER concorre à vaga como entidade representante de profissionais da saúde.

FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br