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Criada por duas cientistas brasileiras, startup inicia campanha para aumentar a capacidade de fazer os testes diagnósticos do COVID-19.

A iBench tem como objetivo desenvolver soluções digitais voltadas a pesquisadores da comunidade científica. Através da campanha “Taq no Covid”, profissionais destes segmentos poderão contribuir no combate ao COVID-19. Basta se cadastrar no site: www.ibench.com.br/campanha, que a iBench está pronta para agilizar o envio dos insumos aos laboratórios públicos.

Em face dos desafios gerados pela pandemia do COVID-19, a iBench, startup fundada pelas cientistas brasileiras Andreia Oliveira e Débora Moretti, em 2018, com o objetivo de desenvolver soluções digitais para pesquisa científica, criam a campanha Taq no Covid para aumentar a capacidade de fazer os testes diagnósticos do novo coronavirus.

A proposta é conectar os laboratórios públicos envolvidos no processo do diagnóstico com os laboratórios de pesquisa, que possuem os insumos necessários e que estão em falta no mercado por conta da grande demanda causada pela pandemia.  A campanha Taq no Covid é gratuita e possui o apoio da UFRJ, de organizações como a Fundação Biominas, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e da Rede de Pesquisadores. A convocação pede aos laboratórios e pesquisadores para se cadastrarem no site http://www.ibench.com.br/campanha.

iBench nasceu com o propósito de desenvolver soluções digitais para trazer eficiência e agilidade ao mundo da ciência. Sua meta é se tornar uma plataforma de referência para a ciência, digitalizando todos os processos de gestão dos laboratórios, desde a escrita do protocolo até a prestação de contas. A primeira solução desenvolvida foi o “iBenchMarket”, um site dedicado a produtos e serviços laboratoriais, que deixam as compras e busca por cotações mais simples, rápida e fácil.  A plataforma já ajudou dezenas de pesquisadores a tornarem seu processo de compras mais eficiente, conectando os melhores fornecedores à demanda dos laboratórios. Frente ao desafio da pandemia do COVID-19, a iBench lançou uma campanha no mercado para buscar diversos insumos – hoje sem uso – nos laboratórios de pesquisa para aumentar a capacidade de diagnóstico dos laboratórios clínicos. Para a campanha Taq no Covid, a iBench usa sua maior expertise – usar sua rede para conectar oferta e demanda digitalmente, da maneira mais eficiente possível.

Segundo Andreia Oliveira, CEO e co-fundadora da iBench, a empresa nasceu com alma brasileira, mas já é global, e busca parcerias e oportunidades em diversos mercados internacionais. “Somos catalisadores de um movimento nacional de incentivo à ciência brasileira. Em 2019 lançamos a plataforma, conquistamos importantes parcerias, iniciamos algumas vendas e estamos atraindo fornecedores de todos os tamanhos. Um de nossos novos fornecedores, Sr. Leonardo da Orion Cientific escreveu: “Estava faltando essa ideia para o mercado brasileiro, tenho certeza que já esta dando muito certo e é uma ótima iniciativa”. Acredito que vocês vão revolucionar o setor de vendas neste seguimento, a proposta é excelente”, conta Andreia.

Questionamentos como o porquê das atividades que deveriam ser simples para os cientistas brasileiros podem ser tão penosas e quanto tempo e dinheiro são perdidos nesses processos, como por exemplo, comprar um insumo mais específico, fazer cotações ou achar fornecedores, motivaram a cientista e idealizadora da plataforma, a tornar os bastidores da ciência mais eficientes, reduzindo sua burocracia e modernizando seus processos.

iBenchMarket possui três finalidades: agilidade na procura de produtos e fornecedores; comparação de preços e características dos produtos; e avaliação de produtos e fornecedores, dando espaço para a voz dos pesquisadores. Além disso, no iBenchMarket cientistas das mais diversas áreas poderão conjugar produtos de diversos fornecedores em apenas uma compra, facilitando a prestação de contas. Por outro lado, iBenchMarket também promoverá os fornecedores, que terão a oportunidade de oferecer seus produtos para uma fatia maior do mercado com um mínimo esforço e investimento, com foco na tecnologia nacional

Aproximadamente um milhão de Produtos Laboratoriais brasileiros e estrangeiros poderão ser encontrados na plataforma. Segundo dados do CNPq atualmente existem mais de 150 mil Cientistas brasileiros e aproximadamente quatro mil Laboratórios de Pesquisa no País, que poderão utilizar a plataforma da iBench e comprar tudo o que precisam para seu laboratório, de forma rápida, fácil e de qualquer lugar e hora com um click.  Neste momento em que a pesquisa precisa de muita agilidade, esta plataforma pode ser de utilidade e interesse imensuráveis.

Em 2018, a iBench foi acelerada pela OBr.global, internacionalizadora de negócios, que ganhou o prêmio de melhor solução para o mercado de empresas de médio porte, “Best Mid Market Solution”, para o programa Brasil IT+ nos Estados Unidos, através de seu CEO, Robert Janssen e conta com o apoio do Ministério das Ciências, Tecnologias, Inovações e Comunicações, Startup Brasil e Softex – Tecnologia da Informação Brasileira. Em 2019, passou pelo processo do BNDES Garagem, sendo uma das 20 empresas selecionadas para o Demo Day, dentre as 79 que chegaram ao final do programa. Agora em 2020, a iBench se prepara para lançar novos produtos que facilitem ainda mais a vida dos pesquisadores.

As pesquisadoras fundadoras da  IBench:

Andreia Oliveira – Biomédica, PhD:
Cientista há 14 anos com foco na biologia do câncer, a paixão pela ciência tomou forma pela bioquímica da UFRJ, onde fez mestrado, doutorado e pós-doutorado, e foi fortificada por instituições como INCA. Passou uma temporada na Saint Louis University nos Estados Unidos, onde percebeu o modo de fazer ciência mais ágil e eficiente. A diferença na facilidade em fazer ciência nos EUA foi a centelha da iBench. Motivada pelo desejo de tornar os bastidores da ciência mais eficientes, reduzindo suas burocracias e modernizando seus processos, Andreia abraçou o mundo empreendedor e criou a iBench, juntamente com sua sócia Débora Moretti.    É mãe de duas criaturinhas lindas.

Débora Moretti – Biomédica, Msc:
Empreendedora de carteirinha e nadadora de águas abertas nas horas vagas. Buscou a ciência desde pequena e se formou primeiro cientista de bancada, como bioquímica, para hoje ser cientista social, estudando inovação. Seu objetivo é alinhar a teoria científica com a prática, principalmente através do empreendedorismo. Depois de liderar uma empresa júnior, uma startup de dispositivos médicos e de participar de programas de gestão e empreendedorismo na Suiça e na Alemanha, se juntou à Andreia para dar asas a esse sonho de ter a própria empresa, permanecendo sempre próxima ao mundo científico.

Sobre Robert Janssen:
A evolução de grande parte dos programas de internacionalização de empresas brasileiras tem na sua origem as “digitais” de Robert Janssen. Bacharel em Negócios Internacionais pela San Diego State University e licenciado em Sistemas da Informação pela Monterey Peninsula College. Executivo sênior e advisor de empresas com mais de 30 anos de sucesso no desenvolvimento de negócios internacionais nos setores de TI, educação, energia, biotecnologia e varejo.  Atualmente é membro de diversos grupos anjos do Vale do Silício, vice-presidente de Relações Internacionais da Assespro (principal associação de empresas brasileiras de TI). Em 2015, 2016 e 2017 foi eleito um dos 50 executivos de TI mais influentes dos Estados Unidos no segmento de empresas de médio porte.

É autor do livro “Como Exportar Software e Serviços de TI para + de 50 Paises“, em 2010 e co-autor do livro “Exportação de Software e Serviços de Tecnologia da Informação – Conceitos Básicos“, editado em 2006. Atualmente mantém dois blogs ativos: OBr.global/blogwww.brasilexportati.com