Cristo Redentor recebe iluminação especial
Campanha Outubro Rosa lembra as mulheres da importância da prevenção contra o câncer de mama
O Outubro Rosa, campanha mundial contra o câncer de mama, recebeu nesta sexta-feira (10/10), a bênção do Cristo Redentor. O monumento símbolo do Rio de Janeiro ganhou iluminação rosa para lembrar as mulheres da importância de manter os exames em dia. A ação, da Arquidiocese do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Saúde e a ONG Laço Rosa, também faz parte da celebração dos 83 anos. Apesar de ser o tipo de câncer de maior incidência feminina, quando descoberto precocemente, a chance de cura é de 95%.
A primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim, enfatizou a importância de o Rio de Janeiro abraçar o Outubro Rosa.
– A campanha chama atenção para a prevenção de uma forma belíssima, principalmente, agora, com o Cristo nos iluminando e nos orientando. É uma causa importantíssima para todas as mulheres – disse a primeira-dama.
A assessora de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde, Fabiani Gil, também chamou a atenção para o diagnóstico preventivo.
– Sem dúvida, a imagem do Cristo iluminado de rosa vai rodar o mundo e sensibilizar as pessoas para a importância da campanha – disse Fabiani.
Ao longo deste mês, os prédios do Rio Imagem, dos Hospitais Estaduais da Mulher (São João de Meriti), da Mãe (Mesquita) e dos Lagos (Saquarema) estão iluminados de rosa, além da Ponte em Arco do MetrôRio. O Maracanã também se coloriu pela causa nos dias 4,8 e 9 deste mês.
Ações do Estado – Atualmente, existem nove mamógrafos à disposição das mulheres em unidades estaduais, que já realizaram mais de 58 mil exames.
Além disso, a carreta do Mamógrafo Móvel circula pelos 92 municípios para garantir que as pacientes tenham acesso ao exame perto de suas casas.
Os Hospitais da Mulher e dos Lagos, assim como o Rio Imagem e o Mamógrafo Móvel, realizam biopsia em casos suspeitos de câncer. Quando o resultado é positivo para a doença, as pacientes são atendidas por assistentes sociais, sendo orientadas a procurar o médico para dar início ao tratamento.
Como e onde realizar os exames – Todos os exames na rede estadual de saúde devem ser agendados pelo município de origem do paciente, a partir do pedido de médico do Sistema Único de Saúde (SUS), em sistema on-line. A paciente é informada por mensagem de texto da data e local para a realização do exame e, portanto, só precisa comparecer à unidade no dia agendado.
Serviço :
– O Rio Imagem fica na Avenida Presidente Vargas 1.733, no Centro, e funciona de segunda a sexta, de 7h às 21h; sábado, das 8h às 17h e domingo, das 8h às 13h.
– O Hospital da Mulher fica na Avenida Automóvel Club s/n°, Vilar dos Teles, em São João do Meriti.
– O Hospital Estadual dos Lagos fica na Rua Adolfo Bravo, s/n° Bacaxá, Saquarema.
– O mamógrafo móvel circula as cidades do estado, de acordo com programação solicitada pelas prefeituras.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br