Delegação norte-americana visita unidade da CNEN em São Paulo
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) recebeu no dia 15 de agosto a visita de uma delegação dos EUA liderada pelo subsecretário americano de Energia, Daniel Poneman, acompanhado de membros do Departamento de Energia. Participaram ainda da visita o embaixador norte-americano e coordenador para assuntos na área de energia, Carlos Pascual, e o chefe para assuntos econômicos do consulado geral dos Estados Unidos, Jonathan Posner. A comitiva foi recebida no Ipen, em São Paulo, pelo presidente da CNEN, Angelo Fernando Padilha, e pelos diretores de Radioproteção e Segurança Nuclear, Laércio Vinhas, e de Pesquisa e Desenvolvimento, José Augusto Perrotta, além do superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Junior, e dos diretores do instituto Linda Caldas e José Carlos Bressiani.
Vieira Junior apresentou o espaço cultural Marcello Damy, as áreas de atuação institucional e as realizações do instituto ao longo de mais de meio século de história. O presidente da CNEN apresentou a estrutura do Programa Nuclear Brasileiro e as principais metas da CNEN para os próximos anos: o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB); a criação da Agência Reguladora Nuclear Brasileira; o desenvolvimento de projeto para depósitos de baixa e média atividade de rejeitos radioativos; a criação do Laboratório Nacional de Fusão Nuclear. Destacou ainda que o instituto e a pesquisa nuclear se iniciaram com o programa norte-americano “Átomos para a Paz”. Laércio Vinhas pontuou que todas as instalações nucleares do país estão sob salvaguardas nacionais e internacionais.
Para o presidente da CNEN as possibilidades de cooperação são imensas. “Acho que nossos presidentes estão corretos em nos indicar esse caminho”, afirmou o subsecretário norte-americano. Após assistir o vídeo institucional do Ipen, Poneman destacou as aplicações sociais da energia nuclear, notadamente na medicina e preservação de alimentos, e a formação de recursos humanos como áreas importantes em que a CNEN e seus institutos atuam. Mostrou interesse na área de pesquisa e desenvolvimento de combustíveis para reatores de potência e pesquisa.
A delegação visita o país para a abertura de um diálogo estratégico bilateral que aumente o comércio entre ambos os países, impulsione a abertura de mercados e fomente a cooperação na área de energia. A iniciativa será lançada em Brasília no dia 17 de agosto e faz parte de um compromisso assumido entre os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff em março deste ano. A cooperação no setor energético de ambos os países é voltada a investimentos em energia segura e barata, respeitando o meio ambiente.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/