Blog

Demonstrações da Esquadrilha da Fumaça celebram Dia Nacional do Doador de Sangue

Será nesta sexta-feira, a partir das 11h30, nas proximidades do Hemocentro da Unicamp

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), o Hemocentro de Campinas promoverá neste ano uma celebração nas alturas. Nesta sexta-feira o céu da Unicamp receberá, pela primeira vez, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, que realiza uma série de acrobacias a partir das 11h30, nas proximidades do Hemocentro da Unicamp. A previsão é que as apresentações durem cerca de 45 minutos. As doações nessa semana superam os 250 doadores/dia.

Durante a Semana do Doador deste ano foi realizada uma ampla divulgação da importância da doação de sangue, além do reconhecimento aos moradores da região que realizam esse nobre ato de solidariedade e humanidade. Este ano, o tema da campanha é “Não se esqueça de quem precisa! Doe sangue”. Cabe lembrar que todos são potenciais usuários de sangue, como por exemplo em acidentes ou doenças inesperadas.

Para o médico Vagner Castro, Castro, coordenador do serviço de coletas do Hemocentro, a demonstração inédita da Esquadrilha da Fumaça tem um foco especial. “Essa demonstração será uma homenagem a essas pessoas especiais, que anonimamente praticam o altruísmo e com dedicação do seu tempo e sua solidariedade, garantem a vida e o bem estar de inúmeros pacientes”, comenta Castro.

De 16 a 67 anos – De acordo com Vagner de Castro, a faixa de idade para ser doador agora é de 16 até 67 anos. Um detalhe é que doadores abaixo de 18 anos precisam vir acompanhados por um responsável legal para assinar o termo consentindo a doação. Há outras mudanças, como do doador submetido a procedimento endoscópico, que era impedido de doar por um ano, prazo que caiu para seis meses”.

Para ser um doador de sangue também é preciso pesar no mínimo 50 kg; não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 4 horas; estar descansado; e não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação. O Hemocentro assegura que a doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta qualquer risco para o doador, que antes passa por uma triagem clínica e, observada qualquer irregularidade, é notificado e encaminhado para acompanhamento médico.

Não devem doar: homens que o tenham feito há menos 60 dias, mulheres há menos de 90 dias e pessoas entre 60 e 65 anos há menos de 180 dias; se estiver com gripe, febre ou infecção; portador de sífilis (cancro), malária ou doença de Chagas; alcoolista crônico ou que tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; possua comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; for ou tenha sido usuário de drogas injetáveis; tenha contraído hepatite após os 10 anos de idade.

Esquadrilha da Fumaça – O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é o principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira (FAB). Atualmente, com mais de 3.500 demonstrações, realizadas no Brasil e no exterior, a Esquadrilha distingue-se das demais esquadrilhas por realizar voo invertido em formação, fato consolidado com o recorde mundial estabelecido no ano de 2006, quando voou com doze aeronaves nessa configuração. Sediado na Academia da Força Aérea, o Ninho das Águias, onde são formados os oficiais de carreira da FAB, o Esquadrão é carinhosamente acolhido pela cidade de Pirassununga/SP, a “Cidade Simpatia”.
 
FONTE: UNICAMP
http://www.unicamp.br/