Dia da Criança: Hospital de Saracuruna inaugura brinquedoteca para os pequenos internados
Risos, brinquedos e diversão agora também fazem parte do tratamento médico das crianças pacientes do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. A unidade inaugurou, nesta quarta-feira, às vésperas do Dia das Crianças, uma brinquedoteca em sua ala pediátrica. E, para celebrar a ocasião, realizou uma festa de temática infantil, com direito a palhaços, animadores, desenhos animados, pipoca e cachorro-quente. O evento foi organizado por médicos, funcionários e voluntários da unidade:
– A alegria e a descontração melhoram o bem-estar dos pacientes e aceleram o processo de recuperação. Além disso, a existência de uma brinquedoteca, com paredes coloridas, desenhos, jogos e bonecos, ajuda a minimizar o aspecto formal e o clima de desconforto tão comuns em um hospital – explica Claudia Falconiere, chefe de pediatria geral do hospital e idealizadora desse espaço de entretenimento para os pequenos pacientes.
Para o diretor geral do hospital, Christian Ferreira, a iniciativa só traz benefícios para as crianças que se tratam na unidade:
– A diversão e a brincadeira lúdica favorecem a liberação de endorfinas, que trazem bem-estar às crianças. Acho que a alegria é um complemento importante ao tratamento médico tradicional. Além de cuidar do corpo, é preciso cuidar da alma e do coração dos nossos pequenos pacientes.
A brinquedoteca ficará aberta, diariamente, aos pacientes mirins e seus pais. Uma terapeuta ocupacional e uma psicóloga darão atenção especial aos visitantes do espaço infantil, cujos brinquedos foram doados pela faculdade Unigranrio.
– A Claudia Falconiere apresentou à universidade a ideia da brinquedoteca. Como já somos parceiros do Hospital Adão Pereira Nunes, que recebe os estudantes de medicina da Unigranrio, decidimos participar do projeto. É uma ideia inspiradora, que melhora o ambiente hospitalar e deixa as crianças mais à vontade – afirma o diretor adjunto da Escola de Ciências da Saúde da Unigranrio, Marcos Vianna.
A superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde, Valéria Moll, também aprova o projeto:
– A brinquedoteca deixa os pequenos maravilhados. Os outros hospitais também deveriam adotar a ideia.
Durante a festa de inauguração do espaço, o pequeno Arthur Jordan Coutinho Andrade, de 3 anos, cantava e se divertia fantasiado como um personagem do desenho “Backyardigans”. O menino machucou a cabeça em um acidente de ônibus e será operado no hospital, no entanto, não perdeu a empolgação e aproveitou o evento ao lado do pai, Aloan Pinho de Andrade, de 31 anos, que elogiou o projeto:
– Em um tratamento médico, as crianças estranham o ambiente hospitalar e sentem falta de brinquedos e distrações. Por isso, a brinquedoteca será muito útil e vai agradar às crianças.
Já o paciente Halison Soares, de 10 anos, que sofre de paralisia cerebral, se mostrava mais animado com os palhaços da festa. De acordo com sua mãe, Alexandra Soares, de 40 anos, o jovem vai apreciar ficar na brinquedoteca:
– Esse tipo de projeto deixa os pacientes e os pais mais felizes. O Halison gosta muito de brinquedos, então, acho que vai ser um bom espaço para ele.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro