Blog

Dia da Vigilância Sanitária terá distribuição de canudos na Orla

Evento também conta com fiscalização do Agosto Dourado e vacinação de animais

No próximo domingo, dia 5, técnicos da subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses estarão na orla de Copacabana, a partir das 9h, distribuindo canudos biodegradáveis, para orientar consumidores e comerciantes sobre o material permitido pela nova lei que obriga restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares autorizados pela prefeitura a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável individual. Do dia 19, quando começaram as inspeções, até hoje, já foram 673 estabelecimentos intimados a substituir os canudos em até 60 dias.

A ação faz parte da celebração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído pela Lei N°13.098, de 27 de janeiro de 2015. Além da distribuição de canudos, os técnicos irão afixar nos quiosques, barracas de praia e restaurantes um adesivo com orientações sobre o descarte adequado do canudo e a responsabilidade de cada estabelecimento em providenciar a reciclagem.

O dia 5 de agosto também será marcado pelo início da fiscalização do Agosto Dourado, o mês da amamentação, em que os técnicos irão coibir o incentivo à substituição do aleitamento materno por produtos como alimentos à base de leite, papinha, cereais, mamadeiras, bicos e chupetas, em supermercados, mercados, mercearias, lojas de departamento e farmácias. Essa fiscalização no mês da amamentação é norteada pela NBCal – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A equipe de zoonoses também vai participar das comemorações ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária com vacinação de cães e gatos contra a raiva, para animais que tenham mais de três meses de idade e que apresentem bom estado de saúde. Todos os técnicos estarão à disposição para esclarecer sobre fiscalização de alimentos, saúde, licenciamento sanitário, cursos, vacinação contra a raiva e informações sobre outras doenças que os animais transmitem aos homens.

Além de celebrar, a ação do próximo domingo tem o objetivo de trabalhar a prevenção de riscos à saúde dos cariocas, algo que é feito diariamente, por meio de outras ações. Somente neste ano, já foram realizadas 17.671 inspeções no setor de alimentos, 11.841 em saúde e 3.225 no setor de zoonoses, emitidas 10.343 licenças sanitárias, realizado 252 cursos com capacitação de 6.343 pessoas.

A subsecretaria alerta que a prevenção de riscos também pode ser feita pela população, por meio de denúncias encaminhadas à central de atendimento 1746.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc