Dia Internacional das Mulheres
Nós, mulheres, ajudamos a escrever a história do Brasil que dá certo
Neste dia especial, gostaria de trazer à tona a figura de uma mulher que tem tudo a ver com a nossa história. Afinal, não poderia falar do Dia Internacional da Mulher sem lembrar de Marie Curie, a cientista responsável pelos desdobramentos mais importantes da história das técnicas radiológicas. No vulto dessa personagem, estendo meus cumprimentos a todas que fazem parte da nossa família profissional. Parabéns, mulheres brasileiras! Parabéns, profissionais das técnicas radiológicas.
Madame Curie é conhecida pela sua sabedoria, mas também deve ser reconhecida pela sua coragem. Não bastasse seu legado científico, ela foi a primeira a ter coragem de levar um equipamento de radiografia móvel para o front de batalha, durante a 1ª Guerra Mundial, para atender os soldados feridos. Qualquer semelhança com as Técnicas e Tecnólogas em Radiologia brasileiras, que trabalham num sistema de saúde falido, passando falta de tudo, não é mera coincidência.
Sem dúvidas, madame Curie é um espelho para nós, mulheres brasileiras, profissionais das técnicas radiológicas, que não medimos esforços para cumprir nossas obrigações e fazer nossa parte por um mundo melhor e mais humanizado. Fazemos tudo isso sem perder o encanto que temos por essência e é aí que reside a beleza do ser humano.
Se hoje em dia as mulheres são respeitadas pela sociedade brasileira, isso não aconteceu por acaso. É resultado da luta de batalhadoras, mulheres guerreiras, que deram a vida para provar que não são piores nem melhores que ninguém.
Eu tenho orgulho de ser presidenta do CONTER. Não pela liturgia do cargo, mas, sim, por que sei o que isso representa num mundo ainda repleto de machismo. Quando sento na minha cadeira e tomo decisões, não faço isso sozinha. Junto comigo, em essência, estão todas as milhares de mulheres que fazem parte dessa categoria. É para nos fazer respeitar que estou aqui, fazendo minha parte pelo bem comum.
Obrigada por fazerem parte da minha vida. De coração, eu faço tudo o que está ao meu alcance para interferir positivamente na vida de todas vocês.
Com respeito e carinho,
VALDELICE TEODORO
Presidenta do CONTER
FONTE: CONTER