Dia Mundial do Diabetes: ações na rede estadual de saúde reforçam a importância da prevenção
Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), unidades da Secretaria de Estado de Saúde estão organizando uma programação de eventos que visa a conscientização e o combate à doença, que atinge cerca de 14 milhões de brasileiros e 370 milhões de pessoas em todo o mundo. Entre as atividades, café da manhã, exames de sangue para detecção do diabetes e palestras com orientação profissional para pacientes e público em geral que procuram ajuda na prevenção da doença.
Iede organiza flashmob – Nesta quarta-feira, 13/11, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede) preparou uma surpresa no ambulatório de Diabetes da unidade. Por volta das 10h, alunos de teatro infantil do instituto, pacientes e funcionários organizaram um flashmob com um jingle criado especialmente pra data. Além disso, a unidade está promovendo palestras durante esta semana com os temas “O que é o diabetes?”, “Monitorizando a glicemia”, “O lanche na escola” e “Cuide de suas emoções”.
– Queremos surpreender os frequentadores do ambulatório, chamando a atenção para a causa do diabetes e, com isso, conscientizar a população – explica a chefe do serviço de diabetes do Iede, Rosane Kupfer.
Café da manhã light no Instituto Vital Brazil – Ainda na quarta-feira, o Instituto Vital Brazil abriu o dia com um caprichado café da manhã light às 8h. Em seguida, bate-papo com o médico Ronaldo Arino e a realização de exames de sangue para detecção da doença.
– O diagnóstico é bastante simples. Bastam algumas gotas de sangue para medir a glicose e saber se você é ou não portador de diabetes – orienta Ronaldo.
O Instituto Vital Brazil fica na Rua Maestro José Botelho, 64, no bairro Vital Brazil, em Niterói.
Orientação nutricional no Hospital Tavares de Macedo – A unidade vai promover nesta quinta-feira no Centro de Estudos palestra com orientação nutricional para pessoas com diabetes, comandada por nutricionista do hospital. Além disso, temas como os cuidados necessários com o pé diabético e direitos de quem tem a doença serão debatidos na data, que realizará simultaneamente a verificação de HGT (teste de glicemia, que em altos níveis podem acusar o diabetes). A unidade fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 34, em Venda das Pedras, Itaboraí.
Escolha da data – O dia 14 de novembro foi definido como o Dia Mundial do Diabetes pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzido no calendário em 1991 como resposta ao alarmante crescimento da doença em todo o mundo. O objetivo é promover campanhas de prevenção e garantir o tratamento adequado e gratuito aos pacientes.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br