Blog

Diminui número de internações por dengue no estado do Rio de Janeiro

Ministério da Saúde divulgou que, no Brasil, já são 286.011 casos confirmados de dengue. No RJ, a queda no número de casos notificados entre 2011 e 2012 é de quase 30%

Durante as dezenove semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 12 de maio), o número de internações por dengue diminuiu em comparação ao mesmo período de 2011. Até agora foram registradas 1.303 internações pela doença, enquanto no mesmo período de 2011 foram contabilizadas 4.772 internações.

– Como temos um vírus novo circulando e toda a população é susceptível a ele, podemos dizer que as campanhas de prevenção estão alcançando algum grau de sucesso. Isso se reflete em vários indicativos melhores – alerta o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Até o momento foram notificados 90.921 casos suspeitos de dengue em todo o estado, com 19 óbitos confirmados. Dezessete pacientes são do município do Rio de Janeiro, um de Niterói e um de Nova Iguaçu. Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 4,4%. Neste mesmo período em 2011, foram notificados 128.529 casos suspeitos da doença.

Epidemia descartada – Apesar do recente anúncio de epidemia de dengue nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) ressalta que não há indícios para decretar situação semelhante em todo estado. Uma epidemia é decretada a partir de uma análise técnica, baseada em um conjunto de fatores. A caracterização do quadro epidêmico ocorre quando são registrados mais de 300 casos por 100 mil habitantes, mas não é só. Também são levadas em consideração a taxa de incidência em determinado período de tempo, a abrangência de transmissão em um mesmo.

No Brasil – O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (17) que, nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 286.011 casos confirmados de dengue no Brasil. O número representa queda de 44% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registrados 507.798 casos. No Rio de Janeiro, a queda no número de casos notificados entre 2011 e 2012 é de quase 30%.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha foi lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro