Entrega oficial do Posto de Coleta de Leite Humano reúne representantes do Poder Público e do Consulado do Japão
Teresópolis, 26 de agosto de 2011 – A Prefeitura Municipal, em parceria com o Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro, entregou oficialmente à população na tarde desta sexta-feira, 26, o Centro de Lactação de Teresópolis e o Posto de Coleta de Leite Humano. Baseado no Centro Materno Infantil, instalado no prédio da antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea, o posto tem como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno no município, bem como apoiar e orientar as mães que tenham dificuldades quanto à amamentação. Para se cadastrar como doadora de leite materno basta comparecer ao Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, das 8h à 18h. O telefone para mais informações é (21) 2742-7940.
Estiveram presentes na cerimônia a Primeira-dama Alessandra Rosa, os Secretários de Governo, José Maria Rodrigues, e de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, o Cônsul Interino do Japão, Hajima Kimura, a Chefe da Divisão de Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Maria da Conceição Salomão, além de representantes do Teresópolis Nikkei Club, autoridades municipais e japonesas e convidados.
“Nesse momento de emoção não temos palavras para agradecer a todos que nos apoiaram. Este projeto não foi construído sozinho, mas com o apoio de uma sociedade responsável e preocupada”, afirmou Conceição Salomão, que é pioneira no incentivo ao aleitamento materno no município. Ela ainda falou sobre o projeto de descentralização do Posto de Coleta para os PSF da Zona Rural e a criação de entrepostos. Outra iniciativa que vem sendo analisada é a criação de Salas Amigas da Amamentação dentro das indústrias e comércios da cidade. “As creches também devem receber toda estrutura para que as mães, com bebês de até seis meses, possam levar o leite para ser armazenado corretamente”, completou.
Já para o Secretário de Saúde, Carlos Otávio, a consolidação da parceria com o Consulado Japonês é a garantia de novos projetos para Teresópolis. “É uma satisfação oferecer este serviço do Posto de Coleta para a população e ainda garantir o leite materno para várias crianças. Com esta integração entre Prefeitura e Consulado, temos certeza que outros bons empreendimentos poderão ser implantados na cidade”, ressaltou o Secretário.
O Cônsul Interino do Japão, Hajima Kimura, falou da satisfação de fazer parte desta iniciativa. “Estou muito feliz em realizar um projeto que ajudará muitas pessoas. Nosso país passou por uma tragédia, como em Teresópolis, e esta ação se tornou um símbolo de solidariedade entre os países”, disse o Cônsul.
Os vereadores Marcelo Oliveira, Ademir Enfermeiro, Paulinho Carvalho e Dra. Cláudia Lauand também acompanharam a cerimônia, e entregaram um Voto de Congratulações à Conceição Salomão. O Vereador Marcelo Oliveira enalteceu o trabalho de incentivo à amamentação, realizado há vários anos pela médica na Secretaria de Saúde. Ele ainda ressaltou o empenho do Prefeito Interino Arlei em solucionar os problemas da Saúde. “Atrás de uma grande equipe tem que haver um grande líder, e a Dra. Conceição vem realizando este belo trabalho para Teresópolis. Tenho certeza que o Prefeito Arlei apoiará todas as ações realizadas pela Secretaria para melhor atender a população”, afirmou o Vereador.
A cerimônia terminou com o descerramento da placa de agradecimento ao povo japonês pela entrega oficial do Centro de Lactação de Teresópolis e do Posto de Coleta de Leite Humano. Foram prestadas homenagens aos representantes do Teresópolis Nikkei Club, e feitos agradecimentos aos colaboradores Rotary Clube de Teresópolis, às empresas Adal e SAF Empresarial, ao estabelecimento Residencial da 3ª Idade e à profissional de saúde Fany Garcia, que disponibilizaram parte do mobiliário e auxiliaram na adaptação do espaço.
FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br/