Equipe do COI assiste a simulação no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres
Representantes dos Jogos Olímpicos também participaram da visita em São Gonçalo
O Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) foi a primeira unidade de saúde visitada nesta segunda-feira, 28/10, pelos representantes do Comitê Olímpico Internacional e dos Jogos Olímpicos de Londres. O grupo, que esteve neste domingo (27/10) no Rio Imagem, veio ao Rio de Janeiro conhecer a estrutura de saúde que a cidade vai oferecer aos atletas e ao público durante os Jogos Olímpicos.
Durante a visita ao HEAT, o grupo, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, assistiu a uma simulação de atendimento a paciente politraumatizado que teve queda de um cavalo e foi atendido no Hospital de Campanha, montado dentro da aérea da unidade. Com capacidade para realizar consultas e cirurgias, o Hospital de Campanha fará parte da estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde durante os grandes eventos que acontecerão no Rio nos próximos anos.
A simulação teve continuidade no Tomógrafo Móvel, também levado para o HEAT, onde o grupo pôde conhecer um pouco mais sobre o serviço que leva este tipo de exame de forma itinerante para o interior do estado desde 2009.
A visita terminou no Centro de Trauma, inaugurado há quatro meses e que já atendeu 248 pacientes, e no CTI do hospital.
– Tenho um orgulho enorme de ver que o estado possui uma estrutura como essa do Centro de Trauma e que isso está à disposição da população. A impressão do comitê sobre das unidades que estamos visitando desde ontem tem sido a melhor possível. E melhor ainda saber que tudo está funcionando muito bem três anos antes dos Jogos Olímpicos – ressaltou o chefe médico da Rio 2016, João Alves Grangeiro.
Na parte da tarde, a comitiva fez um sobrevoo ao Hospital Estadual Albert Schweitzer para conhecer a área onde será construído o segundo Centro de Trauma do estado. As visitas fazem parte de uma agenda que inclui a presença do grupo em outras unidades de saúde das redes estadual, municipal e federal.
Workshop – Na terça-feira, dia 29, o grupo vai participar ainda de um workshop para troca de experiências com equipes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Corpo de Bombeiros, quando serão apresentados o plano de atendimento à saúde utilizado nas últimas Olimpíadas de Londres e o que o Rio de Janeiro está preparando no setor para os Jogos Olímpicos de 2016.
Desde 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem realizando um intercâmbio com referências internacionais para se preparar para os grandes eventos. Em encontros que reuniram participantes de unidades municipais e estaduais já foram discutidos temas como doação de sangue, organização das emergências dos hospitais públicos, implantação de protocolos, ações de vigilância em saúde, entre outros.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br