Blog

Equipe do Instituto Estadual do Cérebro veste a camisa em homenagem a Paulo Niemeyer Filho

Neurocirurgião venceu o prêmio Faz a Diferença!, do Jornal O Globo, por seu trabalho na unidade da rede estadual de saúde

O Prêmio Faz a Diferença, entregue ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho na categoria Rio, inspirou uma outra homenagem ao médico. Nesta quinta-feira, o time do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer trabalhou com uniformes especiais. Estampadas na roupa e na expressão da equipe, frases que mostram que não só o neurocirurgião premiado que têm muito orgulho de fazer a diferença para a população que utiliza a saúde pública: “Ter o primeiro Centro de Neurocirurgia no Brasil, Faz a Diferença!”; “357 cirurgias em 5 meses, Faz a Diferença!”; “27 cirurgias e 227 atendimentos em 10 dias, Faz a Diferença!”.

O médico é filho do lendário neurocirurgião Paulo Niemeyer, que criou um tratamento cirúrgico para a epilepsia e foi pioneiro da microneurocirurgia no Brasil. Seu pai hoje, dá nome à unidade em que atua hoje como diretor de neurocirurgia.

– Esse projeto é a esperança de podermos atender à população carente em melhores condições, preocupados somente em resolver o problema do doente. Temos no Instituto o estado da arte na medicina, com equipamentos que não são encontrados reunidos em nenhuma unidade de saúde – comemorou.

Inaugurado em julho de 2013 pela Secretaria de Estado de Saúde, o Instituto Estadual do Cérebro é a primeira do país voltada exclusivamente para o tratamento neurocirúrgico de doenças do sistema nervoso central, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson e utiliza técnicas inéditas na rede pública. São quatro centros cirúrgicos – dois deles com capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais, operação menos invasiva feita por computador -, nove consultórios, 40 leitos de UTI adulto e quatro leitos de UTI pediátrica, além de dois leitos para pacientes com epilepsia.

O Prêmio – O Prêmio Faz Diferença está em sua 11ª edição e é uma homenagem aos brasileiros que mais contribuíram para transformar o país. Os premiados foram escolhidos por um júri formado por jornalistas, vencedores do ano anterior e pela soma do voto popular, atravésdo Globo na internet, a partir de listas tríplices feitas pela equipe de cada uma das editorias.  Além de Niemeyer, outras 16 categorias foram premiadas.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br