Blog

Equipes da UPA de Copacabana estão de prontidão por conta do incêndio no bairro

A UPA de Copacabana, inaugurada em setembro de 2011, é a unidade de saúde mais próxima do local onde acontece um incêndio no bairro. As equipes da unidade estão de prontidão para receber pessoas que eventualmente possam ter inalado fumaça e precisem de atendimento. Atualmente, a média diária de atendimento da UPA de Copacabana é de 331 pessoas; sendo 79,29% de adultos. A unidade, a 45ª aberta pelo Governo do Estado, tem capacidade para realizar entre 350 e 500 atendimentos diários e conta com pediatras, socorristas e odontológos, além de ter atendimento voltado para o público da terceira idade. 

– Apesar da UPA de Copacabana estar preparada para atender toda a população local, todos os profissionais que irão trabalhar nesta unidade foram capacitados para atender especialmente os idosos. Outra novidade é que a UPA terá em breve serviço de telemedicina: os exames de raios-x são enviados ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, para que profissionais da unidade analisem o caso, dêem uma segunda opinião, e orientem o profissional da UPA quanto o atendimento ao paciente no caso de suspeita de fraturas -, esclarece o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

A unidade também conta com laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há dez leitos onde pacientes podem ficar em observação até 48 horas. A de crianças conta com três leitos. A sala “vermelha” tem o dobro da capacidade das demais UPAs, com quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital por uma ambulância do município.

A unidade também conta com uma área de observação individual, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infecto-contagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

Interatividade – Para distrair e informar os pacientes da terceira idade, a UPA conta com uma TV digital e aplicativos criados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj). Com isso, os pacientes poderão, através do controle remoto, obter informações sobre as boas práticas de uma vida saudável, cuidados na prevenção de quedas e doenças como osteoporose e hipertensão e até participar de um teste com perguntas sobre como deixar a casa mais segura. E tudo isso será feito sem atrapalhar a programação normal da TV, já que as informações ficam na parte inferior da tela.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro