Estudantes de Direito da UFRJ fazem Trote Solidário no Hemorio
Calouros e veteranos do curso de Direito da UFRJ compareceram em peso em mais uma edição do trote solidário, realizado no Hemorio, nessa quarta-feira (10). Leandra Barcellos, veterana do 5º período, contou que a iniciativa faz parte de um projeto que tem como objetivo revolucionar o trote da universidade:
– Nós criamos o SAMBA, Semana de Ambientação Acadêmica, que recebe os novos estudantes com uma rodada de palestras, passeios e finalizamos com essa visita ao Hemorio. Nós, veteranos, sempre incentivamos os calouros a doar sangue e isso já está virando tradição na faculdade.
Os calouros também não fizeram feio. Com muito entusiasmo, os futuros advogados estenderam o braço no salão de coleta e mostraram que têm responsabilidade social.
– Além da brincadeira do trote tradicional, é importante fazer algo que realmente ajude outras pessoas. Eu tinha um pouco de medo de agulha, mas a doação foi super tranqüila e agora pretendo doar mais vezes – contou a caloura Mariana Monteiro, que realizou sua primeira doação de sangue.
Campanhas e ações – No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Para que o Hemorio possa atender toda a demanda do estado, seria necessário que entre 3% e 5% dos moradores do RJ adotassem a prática pelo menos três vezes por ano. Por isso, o Hemorio realiza diversas campanhas de doação de sangue para que a população possa participar e contribuir com esse gesto de solidariedade e cidadania. Um mês antes do Carnaval, o Hemorio lança a campanha Vista a fantasia da solidariedade, em parceria com as escolas de samba do Rio de Janeiro, blocos carnavalescos e foliões.
Em março e agosto é a vez da campanha Universitário Sangue Bom, com a série de coletas móveis em diversas universidades distribuídas no Rio de Janeiro. Em maio, as mulheres estão convidadas para a ação Mulher + Solidária, que tem o objetivo de, a cada ano, aumentar a participação do público feminino através da doação de sangue, com diversas atrações especialmente dedicadas a elas. Em novembro, a Semana do Doador agita o Hemorio com uma grande festa para os doadores que mais se destacaram durante o ano.
Quem pode doar sangue? – Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br
O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçu; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
Endereço – O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.
Visite: http://hemoriodoesangue.com.br
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro