Blog

Fiocruz é parceira do IEN em projeto de formação em saúde na área nuclear

Um projeto inédito de formação técnica no Rio de Janeiro está sendo desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e o Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é capacitar profissionais de diversas áreas no trato seguro das radiações ionizantes aplicadas à saúde, preparando-os para uma cultura de prevenção e atendimento a situações de risco radiológico ou nuclear, desde pequenos incidentes a acidentes de maiores proporções.
Iniciativa do médico do trabalho do IEN, Eduardo José Ziade, que procurou a parceria do Cesteh, a proposta começou a tomar forma com uma mesa redonda realizada no dia 11 de em junho, na Fiocruz, com a participação de representantes de instituições ligadas à área de interesse e a presença do diretor do IEN, Paulo Berquó de Sampaio, e do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel. Nesse primeiro encontro, os principais temas de discussão foram os possíveis formatos do curso e seu público-alvo.
Nas discussões finais, foram propostos dois modelos de curso para atender aos diferentes perfis: uma especialização latu sensu, voltado principalmente aos profissionais que atuam em radiologia e medicina nuclear (médicos, enfermeiros, biólogos, físicos, farmacêuticos, nutricionistas etc) e cursos à distância de capacitação técnica. No próximo encontro de trabalho, que deve ser realizado em agosto, começa a ser esboçado o projeto de implantação dos cursos.

FONTE: CNEN