Blog

Friburgo entra na Campanha Mundial de combate à tuberculose, uma doença curável, mas invisível

Quanto antes você tratar, mais fácil de curar

No dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde promoveram na Policlínica Silvio Henrique Braune – no Centro de Nova Friburgo, o início da campanha contra a doença. O objetivo é conscientizar a população sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre as medidas de prevenção e controle que estão ao alcance de qualquer pessoa.

A partir do mês de abril, sempre na última quinta-feira de cada mês, de 8h as 12h, na Policlínica-Centro, o programa entra na rotina do setor de Tisiologia, trazendo informações e orientações sobre as formas de prevenção da tuberculose e a importância do tratamento contínuo para a cura da doença, além das orientações sobre como identificar os sintomas e a necessidade de procurar a unidade de saúde mais próxima a qualquer sinal de suspeita.

Vale ressaltar que o programa municipal de tuberculose oferece tratamento de graça a todos os pacientes diagnosticados, que passam a ser acompanhados até a cura total. A campanha conta com a parceria dos alunos de enfermagem da Universidade Estácio de Sá e do Programa Municipal de Tuberculose.

Sintomas comuns

Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, febre baixa que acontece no fim da tarde, sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento e, em casos mais graves, dificuldade de respiração.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br