Governo do Rio inaugura duas Clínicas da Família na Baixada
Há outras cinco unidades em construção no estado
A Baixada Fluminense ganhou duas novas Clínicas da Família nesta segunda-feira (27/7). O Governo do Rio investiu R$ 2,6 milhões na construção das unidades de Itaguaí e Seropédica e outros R$ 300 mil para equipá-las. Cada uma delas tem capacidade para atender até 12 mil pacientes por mês. A partir de agora, as unidades passam a ser administradas pelas prefeituras. Já são 16 as clínicas construídas pelo estado, sendo cinco somente neste ano. A próxima clínica será inaugurada em São Francisco de Itabapoana, na sexta-feira (31/7). Há outras cinco em construção: Bom Jesus do Itabapoana, Barra Mansa, Rio Claro, Mangaratiba e Resende.
– Investir em saúde é fundamental e reconhecemos a importância de apoiar os municípios. Vamos continuar avançando na cobertura da atenção básica. A proposta é manter o apoio às prefeituras – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
Com o objetivo de trabalhar a prevenção e a promoção da saúde, as Clínicas da Família contam com cinco consultórios para atendimento médico e para consulta de enfermagem, além de dois consultórios para atendimento odontológico. Cada unidade comporta a atuação de até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, e agentes comunitários de saúde.
– A prevenção e o diagnóstico precoce são as medidas mais eficazes para conter a ocorrência do agravamento de doenças, e esta é a contribuição das equipes que atuam nas Clínicas da Família. O apoio aos municípios é essencial para que possamos avançar – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.
Saúde perto de casa – Primeira moradora de Seropédica a ser atendida na nova unidade do município, a dona de casa Cristhiane Martins, de 47 anos, garantiu que a proximidade é um grande benefício para a população local.
– É ótimo saber que temos uma unidade de saúde tão perto de casa. Aqui, antes, só tínhamos o posto de saúde no bairro vizinho, que é longe. Isso nos obrigava a gastar com condução para ir ao médico. Agora, vai ser mais fácil cuidar da minha saúde e da minha família – contou a dona de casa.
Em Itaguaí, a dona de casa Ranielly Andrade Maia, de 23 anos, se mudou há pouco tempo para o município e comemorou a inauguração da nova clínica.
– Moro aqui há dois meses e, há pouco tempo, tive muita dificuldade para levar meu filho ao médico, não tinha nada perto. Itaguaí é uma cidade que precisava muito de uma unidade de saúde como essa. A clínica é muito bem estruturada e espero ter um bom atendimento – afirmou ela.
Clínicas da Família – O Governo do Rio já entregou Clínicas da Família às prefeituras de Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados, Aperibé, São Fidélis, Cardoso Moreira e Conceição de Macabu.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br