Governo estadual vai ampliar número de cirurgias ortopédicas em suas unidades pra ajudar a diminuir fila do INTO
Secretaria vai ceder profissionais para ajudar o INTO no agendamento de consultas e na realização de cirurgias. Em 2013, serão 500 cirurgias a mais por mês só nas unidades estaduais
O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai ampliar o número de cirurgias ortopédicas em suas unidades. A partir de 2013, os hospitais Dona Lindu, em Paraíba do Sul, Ulysses Guimarães, em Angra dos Reis e São Francisco de Assis, na capital fluminense, passarão a fazer, juntos, mais 500 cirurgias por mês no estado. Convidada pelo Ministério da Saúde a colaborar com uma solução para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai ceder profissionais de sua Ouvidoria para ajudar na marcação de consultas da unidade federal e ortopedistas da Fundação Saúde para realizar cirurgias no INTO.
Já neste mês de dezembro, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) vai realizar 100 cirurgias a mais para ajudar a diminuir a fila do INTO. Também começam a trabalhar imediatamente 20 profissionais da ouvidoria da SES que serão para ampliar o fluxo de agendamento. Outra medida tomada em conjunto com o Ministério está a cessão, via Fundação Saúde, de profissionais para trabalhar no INTO.
A partir do ano que vem, além das 100 cirurgias mensais a mais no HTODL, a população fluminense passará a contar com 250 procedimentos por mês no Hospital Estadual Ulysses Guimarães e no Hospital Estadual São Francisco de Assis, que terá credenciamento do Ministério da Saúde para realizar 150 cirurgias por mês.
Marcação de exames – O novo sistema de marcação de exames do INTO será feito pelo município do Rio , através do SISREG, e os pacientes serão encaminhados a partir das unidades básicas de saúde.
Os demais municípios do estado marcarão diretamente no SISREG, com cotas por cidade, inspirado no modelo que já funciona no Rio Imagem, inaugurado há um ano, que marca cerca de 20 mil consultas mensais para pacientes de todo o estado.
RJ faz sete vezes mais cirurgias ortopédicas que em 2006 – Menos de um mês para o fim do ano e os hospitais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) já realizaram 16.786 cirurgias ortopédicas em todo o estado. O número já é 5% maior do que o recorde de 2011 e é quase sete vezes maior do que a quantidade de procedimentos deste tipo realizados em 2006 (foram 2.520 na época), antes da atual gestão.
Na rede estadual, o maior número de atendimentos aconteceu no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, no Centro-Sul Fluminense, com 3.381 cirurgias de janeiro a novembro de 2012. Com pouco mais de dois anos, o hospital já é referência nacional neste tipo de procedimento, de alta e média complexidade.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro