Hemorio lança aplicativo de fotos para conscientizar sobre a importância da doação de sangue
Hemopics divulga, através de fotos, a situação real do estoque da unidade para ser compartilhado nas redes sociais
Para ajudar a impulsionar as doações para o Hemorio durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de sangue, que acontece de 23 a 27 de novembro, o escritório carioca da agência Mullen Lowe Brasil criou o Hemopics – aplicativo mobile de edição de fotos que aplica um filtro nas imagens proporcional ao estoque de sangue do Hemorio naquele momento.
Atualmente, apenas 1,5% da população do estado do Rio de Janeiro doa sangue regularmente. No Hemorio, o déficit chega a 40%. Para se ter uma ideia da importância da necessidade de doações frequentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que entre 3 e 5% dos habitantes de cada país doe sangue regularmente. No Brasil, este índice não tem ultrapassado 2%, o que indica que a falta de doadores frequentes é uma questão nacional.
De acordo com dados do eMarketer, em 2014, o Brasil é o 6º país em número de smartphones, com quase 40 milhões de aparelhos. Para Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico: “Temos visto aqui no Hemorio grandes grupos de doadores de sangue que se mobilizam através das redes sociais. Por isso, precisamos atingir essa parcela da população, conscientizando sobre a importância da participação deles na vida de um paciente.”
Pensando em alinhar a necessidade do Instituto ao meio digital, Eduardo Salles, Diretor de Criação da Mullen Lowe, justifica a escolha do aplicativo: “A gente sabe que 44% da população brasileira passa cerca de 5 horas conectada, principalmente em redes sociais, gerando e compartilhando conteúdo com seus amigos. Por isso a opção por uma ferramenta digital que lembra da importância da doação mas de um jeito orgânico e divertido, totalmente de acordo com o comportamento dos jovens na rede.”
Como funciona – O Hemopics será uma plataforma para mostrar ao doador a importância da sua doação. Por meio do aplicativo, ao tirar uma foto, o usuário saberá o nível de estoque de sangue durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, incentivando seus seguidores a participarem do movimento de doação de sangue, por meio do compartilhamento da imagem em suas redes sociais. O aplicativo está disponível para download gratuito na AppStore e, em breve, no GooglePlay. O desenvolvimento durou 4 meses e contou com a parceria da ActioLab.
Parcerias – A ação é uma iniciativa da Mullen Lowe Brasil e Hemorio, com apoio de diversos veículos como BandNews FM, FM O Dia, SBT, O Globo online, In-Loco Media Mobile, MSN Microsoft, Portal IG, Yahoo, HotWords, UOL, FTPI, R7, Globosat online, Globo.com, Samba Ads, ESPN, Ed. Abril, Ed. Globo, mídia exterior Metrô, TV Minuto, On Bus, Elemidia, Clear Channel e Cemusa, entre
Semana Nacional do Doador de Sangue – Entre os dias 23 a 28 de novembro, o Hemorio estará comemorando a Semana Nacional do Doador de Sangue em sua unidade (R. Frei Caneca, 8 – Centro) e na Cinelândia, nos dias 25 a 27, com diversas surpresas para os doadores. Para mais informações, acesse www.facebook.com/hemoriodoesangue.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br