Blog

Hemorio lança campanha de Carnaval e espera aumentar estoques de sangue

Esta é a 13ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade

untitledNesta terça-feira (19/01), o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançou a 13ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade” com novidades e uma programação voltada para o doador. As ações têm como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. A abertura da campanha foi realizada no salão de doadores do Instituto, na manhã desta terça, com integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, o Rei Momo, a Rainha e as princesas do Carnaval carioca, além do grupo de voluntários da ONG Conexão do Bem.

Com a queda no número de doações nas duas primeiras semanas de janeiro, o Hemorio tem coletado, em média, 120 bolsas de sangue por dia. O hemocentro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem capacidade para receber até 500 doadores diariamente.

– O reforço para os estoques durante o período de Carnaval tem como objetivo manter a média de 300 doações ao dia neste período em que as pessoas deixam de comparecer, por conta das festas – explica Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, ressaltando que hoje, no Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue com regularidade, quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 5%.

Nesta 13ª edição da campanha, a atriz Paloma Bernardi, rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, abraça a causa como madrinha e incentiva a população a adotar este ato de cidadania e solidariedade:

– Diariamente, milhares e milhares de pessoas precisam de sangue de todos os tipos para sobreviver. Par ajudar, você precisa apenas doar uma hora do seu tempo, a cada três meses, para resgatar a alegria de viver em todos eles. Você tem o poder correndo nas veias! Doe sangue! – declarou Paloma.

Entre as atividades programadas pelo hemocentro estão a coleta móvel de sangue na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, na Barra da Tijuca, no dia 26 de janeiro; o bloco Vem Doar Pra Mim, que no dia 2 de fevereiro promete levar os foliões ao Hemorio para doar sangue, em parceria com o Instituto Masan, e o sorteio de fantasias cedidas pela escola de samba Estácio de Sá.

Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Sobre o Hemorio – O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 200 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br