Hemorio se prepara para o carnaval
9ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade” espera fidelizar doadores e suprir a demanda do carnaval
O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, estará no Hemorio lançando na próxima terça-feira (07), às 11h30, a nona edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, com integrantes da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A ação tem como objetivo manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.
Várias ações estão sendo programadas para a campanha, que só termina depois do Carnaval. Luiza Brunet, madrinha oficial da campanha, estará ao lado de diversas agremiações e personalidades do mundo do samba como Diogo Nogueira, Selminha Sorriso, Marcela Alves, Milena Rodrigues e Viviane Araújo.
Segundo a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a campanha desse ano terá um tom diferente, mas não perderá nem um pouco do brilho.
– Assim como no ano passado, o momento é de união e solidariedade. Passamos recentemente por um momento difícil no Rio de Janeiro com o desabamento dos prédios no Centro e mais uma vez, constatamos a mobilização da população, que tem se mostrado cada vez mais solidária. Para a campanha de Carnaval, novamente vamos precisar da ajuda da população carioca para que os estoques de sangue estejam abastecidos para possíveis emergências – explicou a diretora.
Durante a campanha, o Hemorio vai realizar diversas ações com outras agremiações, até o Carnaval. No dia 15 de fevereiro, o instituto já prepara uma coleta móvel na Cinelândia, esperando repetir o sucesso de comparecimento de novos doadores.
– Acho muito importante essa conscientização da população. A campanha do Hemorio é mais uma oportunidade para que as pessoas exerçam a sua cidadania. A doação de sangue é uma forma muito simples de contribuição. Além disso, é gratificante, pois saímos com a sensação de um dever cumprido quando sabemos que com esse gesto, salvamos até três vidas – explicou Luiza Brunet, que se prepara para sua décima doação consecutiva.
Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – http://www.hemorio.rj.gov.br
O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 postos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue ( 0800 282 0708 ) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro