Hospital de Campanha será montado em Iguaba Grande
Unidade permaneceu 144 dias no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho e realizou 24.443 atendimentos
Na próxima semana, o Hospital de Campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que até esta segunda-feira (27/05) estava instalado no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, em Niterói, segue para Iguaba Grande, na região Litorânea do estado, para ajudar no atendimento aos pacientes do Pronto Socorro do município enquanto a unidade passa por obras.
Durante os 144 dias que esteve em Niterói, a unidade realizou 24.443 atendimentos, média de 169 atendimentos diários. O hospital funcionava no local desde o dia 02 de janeiro, quando foi assinado um Termo de Compromisso entre a SES e a Prefeitura de Niterói para a instalação da estrutura. Profissionais da Força Estadual de Saúde atuaram na unidade até abril, ajudando no atendimento pediátrico no município. A partir de então, o atendimento aos pequenos pacientes foi assumido pela Prefeitura de Niterói. No lugar do Hospital de Campanha foi montada uma grande estrutura de aço, com 390 metros quadrados, para a continuação do atendimento pediátrico. Essa estrutura terá gestão da Prefeitura de Niterói.
Durante o tempo em que esteve à frente do Hospital de Campanha em Niterói, a equipe da Força Estadual de Saúde atuou com cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem por turno de 12h, além de maqueiros, técnicos de raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. O Governo do Estado investiu nesta operação R$ 585.000 em equipamentos e R$ 529.408,68 mensais em recursos humanos.
Números – Dos 24.443 atendimentos, a maioria dos pacientes atendidos é moradora de Niterói (78%), seguido de São Gonçalo (20%) e outros municípios da região, como Maricá e Itaboraí (2%).
Exemplo do bom resultado – A agilidade do atendimento no Hospital de Campanha salvou a vida do pequeno Luiz Fernando Ferreira de Lima. Ele chegou ao hospital vindo de outra unidade de saúde do município com suspeita de apendicite. O menino foi examinado por pediatras de plantão no hospital que, diante da suspeita de caso cirúrgico, providenciaram a remoção de Luiz Fernando para o Hospital Estadual Azevedo Lima, referência em média e alta complexidade, para que ele pudesse ser operado.
A transferência foi organizada entre as equipes das duas unidades e, com isso, a família da criança não precisou se preocupar em buscar novo atendimento para Luiz Fernando. Ao chegar ao Hospital Azevedo Lima, o paciente já era esperado, foi examinado pela equipe de Cirurgia Pediátrica e passou pela operação, que foi considerada um sucesso.
Dos campos de guerra à saúde – Importado dos Estados Unidos e utilizado em guerras como a do Afeganistão, o modelo de estrutura de Hospital de Campanha foi adaptado e modernizado pela Secretaria de Estado de Saúde. Possui 500 metros quadrados e, desde novembro de 2009, quando foi implantado, já realizou cerca de 90 mil atendimentos em 26 locais diferentes. O Hospital de Campanha também tem o objetivo de auxiliar em grandes tragédias como a chuva que assolou a Região Serrana no início de 2011 e o desabamento do Morro do Bumba, em Niterói. A ajuda ultrapassou as fronteiras do estado e a unidade já foi até Alagoas, para auxiliar no atendimento médico do município de Santana do Mandaú, após a enchente de 2010.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro