Hospital Estadual da Criança recebe a visita do lutador de MMA Vitor Belfort
O lutador brasileiro de MMA, Vitor Belfort, visitou nesta sexta-feira (12/06) o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio. Na unidade, que atende crianças e jovens de até 19 anos, Belfort conversou com pacientes do setor de oncologia, tirou fotos e levou palavras de conforto aos pacientes em tratamento.
Para o lutador, que estava acompanhado da mulher, Joana Prado, e dos três filhos do casal, a visita serviu para destacar a importância que o carinho e a atenção têm no tratamento do câncer infantil.
– Eu quis muito conhecer esse hospital com a minha família para mostrar que podemos levar uma palavra de fé a essas crianças. Nessa idade, é muito difícil compreender a doença. E fiquei muito feliz de ver a qualidade do atendimento que elas recebem. Vejo esperança no olhar de cada criança internada aqui. Moro fora do país há anos e vi poucos hospitais públicos como esse. É uma referência – destacou Belfort.
O pequeno Kayke Lima, de 4 anos, foi um dos pacientes que receberam a visita de Vitor. Internado no hospital há quatro meses, Kayke teve uma grande surpresa ao ver o lutador entrando pela porta de seu quarto, e ao ganhar uma máscara do personagem Huck. Para a mãe do menino, Cristiane Lima, a visita foi emocionante.
– É o tipo de carinho que nos dá forças para encarar essa luta – afirmou.
Encontro com o ídolo – Aos 16 anos, Carlos Américo Veras, que ficou 4 meses internado no HEC por conta de um câncer na boca e voltou a unidade quando soube da visita do lutador. A ansiedade antes do encontro era visível e a espera foi recompensada: o adolescente conheceu de perto o seu ídolo.
– Carlos venceu de verdade. Ele é um verdadeiro campeão – elogiava Belfort enquanto abraçava o fã.
Para Carlos, a experiência da doença o ajudou a olhar a vida de uma forma diferente. Ele aproveitou para agradecer a equipe do Hospital Estadual da Criança pelos cuidados recebidos.
– Quando soube do diagnóstico de câncer, logo recebi a notícia de que já tinha um lugar para o tratamento. Em todo o tempo que passei aqui, fui muito bem tratado. Os funcionários têm um carinho com todos os pacientes. Essa unidade é uma benção para as pessoas que precisam – contou ele.
A unidade – Inaugurado em março de 2013, o Hospital Estadual da Criança é o primeiro do Rio de Janeiro voltado para o atendimento pediátrico, realizando mais de 7,3 mil cirurgias desde a sua inauguração. Com investimento de R$ 5 milhões em equipamentos e obras de adaptação, a unidade conta com 57 leitos em quartos privados, 16 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica e 10 poltronas de quimioterapia, além de realizar exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, broncoscopia, e serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br