Blog

Hospital Estadual da Criança recebe doações de brinquedos

Arrecadação ajudará compor brinquedoteca da unidade

Distribuição de brinquedos no Hospital da CriançaInaugurado há pouco mais de três meses, o Hospital Estadual da Criança, referência no tratamento de cirurgias de média e alta complexidade, recebeu uma grande doação de brinquedos de uma escola da rede privada de ensino esta semana. O Núcleo de Apoio à Família, responsável pela arrecadação das doações na unidade, vem firmando parcerias com redes de ensino, profissionais da área de saúde e iniciativa privada, para implantar uma brinquedoteca no hospital.

Pioneiro ao congregar as áreas de psicologia, pedagogia, assistência social e terapia ocupacional para o atendimento às crianças e famílias assistidas, o núcleo de apoio já trabalha com uma brinquedoteca móvel. Atualmente, o recurso lúdico percorre diariamente todos os andares, contemplando pacientes de longa permanência, como os da área de oncologia.

A partir do próximo mês, o grupo, que agora conta com mais de 150 brinquedos e mais de 500 livros infantis doados, dará início ao projeto ‘Bonecos Terapêuticos’, com objetivo de realizar a preparação pré-cirúrgica das crianças. O passo a passo do tratamento será encenado semanalmente por cinco bonecos, que vão representar cirurgias de fimose, ortopedia, oncologia, trato urinário e hérnia inguinal.

De acordo com Patrícia Alessandra, 40 anos, terapeuta ocupacional do grupo, a brinquedoteca minimiza os efeitos do tratamento médico, além de ampliar a confiança das crianças nos profissionais de saúde.

– Por meio do brincar, conseguimos trabalhar o enfretamento da hospitalização. O recurso lúdico do brinquedo encanta as crianças e auxilia na intervenção terapêutica, trabalhando questões como ansiedade, medo e frustrações – explicou Patrícia.

Para a mãe do pequeno Pedro Miguel, de 1 ano e dois meses, Sueli Azevedo, de 33 anos, os brinquedos itinerantes e as instalações multicoloridas do hospital ajudam o filho a enfrentar de maneira positiva o tratamento de quimioterapia, realizado há cerca de três meses.

– Esse ambiente é diferente de tudo o que já vi na área de tratamento infantil. Aqui, meu filho se sente à vontade, não fica com medo e ainda dá risada – disse Sueli.

Após arrecadar quase R$ 2 mil em doações e com o leilão de trabalhos artesanais produzidos pelos alunos, a diretora de um colégio particular localizado na Zona Oeste, Ana Paula Mello, de 28 anos, já pensa em firmar outras parcerias com o hospital.

– A mobilização dos alunos e da direção foi tão grande, que já pensamos em voltar logo e firmar outras parcerias, como a doação de sangue, também necessária ao hospital – enfatizou Ana.

Empolgada com sua primeira atividade voluntária em hospitais, a estudante Larissa Ferreira, de 14 anos, encarou a experiência como um grande aprendizado.

– Foi um aprendizado muito divertido perceber, que mesmo passando por um tratamento médico, as crianças ficam muito felizes com o nosso carinho e todos esses brinquedos, destacou Larissa.

Serviço
Os interessados em fazer doações ou participar das ações voluntárias podem entrar em contato pelo telefone (21) 3369-9650 ou enviar mensagem para o e-mail: assistentesocial@hcrianca.com.br.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br