Hospital Estadual Dona Lindu recebe certificação nacional de qualidade no atendimento
O índice de satisfação dos pacientes atendidos na unidade do
Governo do Estado está em 97%
O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, acaba de receber certificação de segurança no atendimento ao paciente da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação foi realizada em julho, pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), credenciado pela ONA para verificação dos procedimentos de acordo com ações de segurança. A entrega da placa de certificação aconteceu essa semana. O título é a confirmação da qualidade do serviço prestado por uma instituição de saúde, valoriza a equipe e oferece ao paciente maior confiança no atendimento. Com pouco mais de dois anos, o HTO Dona Lindu já é referência nacional em cirurgias ortopédicas.
– Há quatro anos, o local onde foi construído o Hospital Dona Lindu era um esqueleto. Hoje a unidade já é a primeira em número de cirurgias ortopédicas de alta complexidade dentro da rede estadual. A opção que fizemos pelo modelo de gestão compartilhada nos permite disponibilizar recursos de última geração. Aqui, temos o que há de melhor no mundo à disposição dos moradores do estado do Rio . Agora, com certificado e tudo – destaca o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.
De acordo com o diretor executivo do hospital, Artur Hummel, o mérito desta conquista é de todos os colaboradores da unidade.
– Cada um foi incansável e contribuiu para o aprimoramento dos procedimentos, checando protocolos e rotinas, evitando intercorrências. Tudo isso, com muita dedicação e comprometimento. O reconhecimento é reflexo de uma ação contínua, conjunta, que fez do nosso hospital modelo de atendimento, gestão e humanização. Trabalhamos em equipe, envolvidos em um único objetivo, a segurança de nosso paciente – destaca Hummel.
A supervisora de qualidade do HTO Dona Lindu, Gislaine Tibiriçá, conta que o processo de acreditação exigiu dedicação de todos os colaboradores, durante o período de preparação.
– Antes da visita de avaliação, um diagnóstico já havia sido feito pelo Instituto Qualisa de Gestão, sinalizando pontos que exigiam aprimoramento para o alcance da certificação nível I – Segurança. A harmonia entre os setores foi um dos pontos destacados pelas avaliadoras para a conseguirmos essa certificação – afirma Gislaine, orgulhosa.
A gerente de enfermagem do hospital de Paraíba do Sul, Sônia Oliveira, reforça que o foco da equipe foi além da formatação de protocolos.
– Todos se empenharam na execução correta dos protocolos, na padronização dos atendimentos e no cuidado com o paciente dentro das técnicas de segurança – destaca.
Capacitação profissional – Para a precisão dos procedimentos, os profissionais que atuam no HTO Dona Lindu passam por constante processo de qualificação, mas também são incentivados a tratar os pacientes com atenção e empatia.
HTO Dona Lindu – Com 6.321 m² de área construída, a unidade custou R$ 22 milhões à Secretaria de Estado de Saúde (SES), sendo R$ 11 milhões em equipamentos e o restante em obras. O Hospital Estadual Dona Lindu é referência em cirurgias ortopédicas em média e alta complexidade e, atualmente, é a unidade que mais realiza cirurgias de trauma ortopédico na rede estadual, incluindo procedimentos de alta complexidade como artroplastias de quadril e de joelho, e cirurgias de coluna. A abertura do hospital vem servindo para desafogar as filas do Instituo Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro . Atualmente, até pacientes moradores da capital se operam na unidade do Governo do Estado em Paraíba do Sul.
As cirurgias eletivas são reguladas pela Central de Regulação. Já a Central de Marcação de Exames de Imagens regula exames complementares como tomografia e ultrassonografias realizados no Dona Lindu. Nas cirurgias de trauma, os pacientes são referenciados pelas unidades de saúde responsáveis pelo primeiro atendimento dos casos.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro